Vinicius Rocha dos Santos's profile

Medellín, a Cidade da Eterna Primavera

¡¡¡POR UNA MEDELLÍN HERMOSA!!!
Com vocês, a cidade do futuro, a smartcity, a cidade da eterna primavera, um grande modelo.
Fundada em 1675, é a segunda maior cidade da Colômbia, apenas atrás de Bogotá que é a capital do país. Medellín também é capital do departamento de Antióquia, ela se localiza sobre o Vale do Aburrá, uma região central da Cordilheira dos Andes na América do Sul, a sua população estimada é de 2,5 milhões de habitantes, a sua área metropolitana é considerada como a segunda maior aglomeração urbana da Colômbia. Em 2021 a cidade foi oficializada como um Distrito Especial de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Em 1976 houve a criação do Cartel de Medellín, o qual teve a sua relativa liberdade e tolerância até meados da década de 1980 gerando resultados para a sua penetração direta por todos os setores da sociedade, a cidade sofreu um grande impacto para a luta entre o narcotráfico e o governo central até o início da década de 1990. Com a morte do maior líder do narcotráfico da história, Pablo Escobar em 1993, foi marcado o fim do famoso Cartel de Medellín (segundo os dados), deixando profundos conflitos sociais em sua região, desde aquela época até os dias de hoje houveram grandes reduções em sua taxa de homicídio e reforço em sua segurança. Uma grande solução que ajudou a frear os fluxos de violência urbana tem levado a uma apresentação de projetos de inclusão social incluindo grandes infraestruturas como os "parques bibliotecas" em áreas urbanas de conflito, os sistemas de transporte de massa como o metrô, o metroplus, o VLT (veículo leve sobre os trilhos) e o teleférico contando também com as parcerias dos setores públicos e privados, começaram a instruídos novos projetos para a cidade, proliferação de eventos culturais e artísticos, construção de bibliotecas, parques, centros educacionais e também a criação e a renovação dos seus espaços públicos.
Entre 2004 até 2007 durante a gestão do ex-prefeito Sérgio Fajardo Valderrama foi lançado o plano de desenvolvimento, o qual começou a ser chamado de "Compromisso de toda a cidadania", traçando metas de desenvolvimento efetivo para os anos da sua gestão.
Também houve o "pagamento da dívida social com as regiões esquecidas pelo estado por anos" junto com o slogan"Medellín a mais educada", em que começou a elaborar projetos urbanos integrando diversos componentes físicos, culturais e sociais a fim de ajudar a:

•Reduzir os impactos ambientais sobre as áreas sensíveis.

•Trazer aos espaços e aos edifícios públicos novos lugares de encontro de convivência.

•Utilização do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano tornando-se pioneiro para a mobilidade urbana.

•E a elaboração de projetos urbanos junto com a comunidade buscando a atender os problemas da desigualdade e da violência e os cuidados com o meio ambiente.

Tudo isso é considerado como os Projetos Urbanos Integrais - PUI que é uma das contribuições mais importantes do experimento de Medellín sobre os campos para o melhoramento de assentamentos in
informais. Eles também representam um compêndio para as ações do planejamento, gerenciamento e desenho, que são bem coordenados para a criação da sinergia e o impulsionamento das comunidades para o aumento da sua qualidade de vida.
Vemos que os problemas para o desenvolvimento de Medellín ainda se tornam muito complexos para serem resolvidos devido ao seu ao seu curto período de tempo. A sua área metropolitana ainda segue o seu processo de desenvolvimento sobre uma nova e boa direção ela é um grande precedente para o desenvolvimento urbano para as maiores cidades dos países emergentes.
A sua arquitetura não transformou só apenas a cidade, como também mudou a maneira e a prática de fazer a própria arquitetura, ajudando a projetar um espaço público de uma maneira mais consciente e humana.
Fontes: ©OpenStreetMap, Landsat by Sentinel Hub, Wikipedia Español, El País S.A., Vitruvius, Secretaría de Movilidad de Medellín e Alcaldía de Medellín.
Imagem 1: Título do tema e representação de alguns dos seus dados geográficos.
Imagem 2: Mapa de localização da cidade de Medellín, junto ao departamento de Antioquia e ao território da Colômbia.
Imagem 3: Representação do mapa ambiental de Medellín.
Imagem 4: Representação da Comuna escolhida que é a de La Candelária e seus diversos equipamentos urbanos.
Imagens 5 e 6: Vistas em 2d e em 3d do bairro La Candelária localizado na Comuna de La Candelária mostrando a altura de todas as suas edificações em altura.
Imagens 7, 8 e 9: Vistas em 2d do mapa híbrido, do mapa em satélite e vista 3d de um dos principais cartões postais da cidade que são o Botero Plaza, Plaza Nutibara e Museu de Antióquia.
Imagem 10: Medellín sendo vista entre as suas vias e o satélite.
Medellín, a Cidade da Eterna Primavera
Published: