Torya MC's profile

Quem é Torya?

Quem é Torya?
foto: Danilo Santos / @dan_fotografiaa
Nome: Jennifer Victória Melo de Oliveira
São Paulo, SP, Brasil
Nascimento: 08/11/1999
Pais: Vanessa de Paula e Kleber Elias
Irmãs: Beatriz Sousa e Gabriely de Sousa

Mais conhecida como: Torya!
Deu início à sua carreira musical aos 15 anos de idade em 2015, fazendo covers dos seus ídolos nos shows de talentos da escola, e pelas Secretarias da Educação do Estado de São Paulo.
Aos 17 anos (2017) teve contato com a primeira produtora da carreira, a UZZN REC, e lá realizou o grande sonho de escrever e gravar suas próprias composições provando de cara que inovação e versatilidade seriam a sua marca registrada.


Hoje a artista é independente, e já realizou inúmeros shows como o Festival Sons da Rua, onde dividiu palco com grandes artistas: Rincon Sapiencia, Criolo, Djonga, também fez sua performance no festival Cena2k22, onde cantou no maior palco, e publico de sua vida ao lado de inúmeros artistas nacionais e INTERNACIONAIS.
Além de estar sempre cantando nas melhores baladas ''Black'' de São Paulo, bailes lgbtqia+, também realizou inúmeras apresentações no ''Mês do Hip-Hop'' - programa que é uma realização da Cultura Hip Hop da Cidade de São Paulo, organizada através da sociedade civil, em parceria com a Secretaria Municipal de
Cultura, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Mas como tudo começou?
foto: Kennedy Richelly
Torya cursou o ensino médio na escola Prof° Eurico Figueiredo (localizado no bairro do jaçanã ZN de SP, mais conhecido como CEPEF), lá haviam shows de talentos realizados à fim de estimular a arte aos jovens, e à convite de May Brisa, musicista e uma das coordenadoras na escola na época, Torya aceitou participar fazendo covers do seu ídolo, Beyoncé.
Todos ficaram surpresos por nunca terem prestado atenção na aluna antes, e à partir daí por influencia de May Brisa, a artista passou a se apresentar sempre que pudesse na escola, chamando atenção ao ponto de cantar em conferencias e eventos pontuais pelas Secretarias da Educação do Estado de São Paulo.

Durante 2016 muitas descobertas foram feitas pela artista, como por exemplo conhecer a Fabrica de Cultura do Jaçanã com a turma de Danças Urbanas de Ivo Alcantara, e a paixão pela dança nos palcos!
Ainda no mesmo ano em que a artista concluía seu ultimo ano do ensino médio (2016), um ex aluno e rapper chamado VSMen depois de presenciar o ultimo show de talento que Torya se apresentou, convidou a artista para conhecer e gravar uma musica juntos na produtora OQ Produções. Apesar de ser sua primeira composição, aos 16 anos, e nunca ter escrito ou gravado nenhuma musica, o projeto deu super certo, confira:
1 ano depois (2017), VsMen convidou Torya para conhecer o home studio do seu amigo Ferrari Mc, a OffGang e os donos da futura produtora Uzzn Rec: Gustavo Gibin, Bruno Caveiro e Fernando Bezerra.
Assim, a artista passou a entender as diferenças entre ser um artista independente, e ter pessoas, estrutura e recursos por de trás de um musico, principalmente artistas atrelados ao hip-hop.​​​​​​​
1 PASSO À FRENTE
A produtora Uzzn rec percebeu que Torya era uma grande artista logo de cara, e à convidou para entrar para o time ao mesmo tempo em que fundavam a produtora legalmente. Caso aceitasse assinar seu primeiro contrato em 2018, a Uzzn daria todo o suporte necessário para que pudessem trabalhar juntos a artista por durante 5 anos. Torya precisou do apoio da família neste momento e isso foi uma coisa que nunca faltou, principalmente vindo de sua mãe (Vanessa).
Lá ela tinha empresários, produtores executivos, musicais e afins, bons recursos para produzir musica de boa qualidade.
Além de gravar com alguns artistas da casa como Davíla e Cruz, NAAÇÃO, Relikia, a artista também lançou em novembro de 2018 seu 1° Álbum digital: INÍCIO. Com ele a artista tomou um gás para acreditar ainda mais no sonho que estava sendo construído, a partir dali gravou seu primeiro videoclipe lançado pela produtora, em parceria com Ale Campos (Produtor e diretor criativo de audiovisual), confira:
À partir daí, a ideia de ser apenas 1 produção audiovisual morreu, e toda as faixas do disco ganharam seu videoclipe, todos eles produzidos por Ale Campos, cada um com uma equipe de filmagens e produção escolhidas à dedo pelo mesmo. Você pode encontrar os videoclipes dessa era em: youtube.com/uzznrec

SHOW TIME​​​​​​​
Foto amadora do 1° Show da Torya cantando o disco ''Início'' - 08/03/2019 (Void Centro)
foto: Primeira Agenda de Shows da Torya
Depois do lançamento do Álbum digital ''Início'', Torya passou a cantar em baladas, bares, restaurantes, casas de shows, sarais, casas de cultura. Tudo isso com o planejamento da produtora Uzzn focada em lançar a artista de vez ao público do rap, e claro, realizando shows completamente performáticos que com suas dançarinas no palco, chamava muita atenção por onde se apresentava.
As composições da artista sempre foram focadas nas vivencias da mesma, e como uma mulher preta nascida no bairro do Jaçanã, periferia da zona norte de SP, Torya fez com que o publico preto feminino se identificasse com ela, o que tornou este começo mais que especial.

No mesmo ano uma nova chance de expressar sua arte em forma de musica para um publico ainda maior surgiu, quando a artista foi escalada para participar das seletivas do concurso de novos talentos promovido pelo Festival Sons da Rua em parceria com a Kanui ! 
Sons da Rua se trata de um grande festival de Rap composto por apresentações de grandes nomes do rap, batalhas de Rima e um concurso que visa revelar novos talentos, o qual Torya passaria por uma seleção para que aí sim pudesse dividir palco com grandes nomes do Rap no dia do evento, que eram: Djonga, Carol Conka, Criolo, Cynthia Luz e Rincon Sapiência! 
Flyer da Torya para as seletivas sons da rua /  Flyer oficial do evento
Foto amadora do dia das seletivas
Por conta do impacto de sua performance nas seletivas, Torya recebeu mais de 15mil votos e foi para as finais junto com Souto MC e Enme Paixão, para se apresentar na Arena Corinthians em novembro de 2019 para mais de 80mil pessoas!
Um momento muito marcante para sua carreira.
​​​​​​​
Torya e suas bailarinas Stefany Alves, Thayná Dias, Victoria Sousa e Danielle Santos no palco do Sons da Rua 2019 
no Arena Neo Quimica 
Torya com seu ballet, Djonga, e a ganhadora do concurso de novos talentos Sons da Rua em parceria com a Kanui
Torya ficou em 2° lugar no concurso, o qual a artista Enme Paixão (artista queer natural do Maranhão, cantora, compositora e rapper)
A preta
Foto: Kennedy Richelly
Durante todo o ano de 2019, Torya aperfeiçoou seus shows, conheceu novos artistas, mcs, produtores, dançarinos, e passou a absorver todo o aprendizado sobre criar conteúdos musicais. Além disso estava sendo construída uma identidade artística no meio deste processo, então à partir daí, Torya pensou em um novo Albúm digital numa nova era afim de expor seu amadurecimento musical ao seu público. Já estava na hora de sair de menina Torya, e passar para grande mulher, artista preta periférica que ali estava ascendendo.

O disco ‘’A preta’’, começou a ser criado por Torya no primeiro semestre 2020 ao mesmo tempo em que a artista lançava seus singles e participações, e foi lançado em novembro do mesmo ano também produzido por Gustavo Gibin da uzzn rec, a artista contou com participações de:
Rincon Sapiencia, Monna Brutal, Laysa, Meninojazz,
Malcolm VL, e Zuluzão.

Foi um período muito difícil por conta da Pandemia da COVID-19 ter chegado ao Brasil, houve isolamento, quarentenas e o medo de tudo que estava sendo construído desabar. Toda a equipe da produtora e Torya se esforçaram muito para seguir todas as orientações, inclusive conseguir um jeito de fazer musica à distancia, que parecia ser algo impossível.

Nesse novo projeto, Torya nos trouxe sua versatilidade mergulhando em mais de um sub-gênero dentre as
faixas, demonstrando sua diversidade como cantora e compositora, nos trazendo também uma nova performance de palco repleta de coreografias a participações.
Mais do que tudo, esse Álbum é uma aposta no poder transformador da arte como meio de acessão social e de uma ação afirmativa de auto-estima para as mulheres pretas.
foto: Isa Hansen
Em março de 2021, o EP ''Volúpia'' começou a ser projetado, com 5 faixas produzidas por Gustavo Gibin e um novo amigo o Dj e produtor Bié.
Tendo o single MANDRAKE como faixa principal, a obra gira em torno de uma atmosfera romântica, sentimental porem maliciosa, abusando bastante do querido R&B, com uma pitada de trap.

A identidade visual de Volúpia foi criada em uma colaboração entre Torya, e a genial fotógrafa e vídeo maker Isa Hansen que conseguiu passar intimidade e reverencia pelas lentes de sua câmera.
Uma verdadeira e sincera carta de amor.
Uzzn rec: Hora de seguir em frente
Por conta da pandemia da Covid-19, o início do ano de 2021 foi turbulento, causando desentendimentos entre Torya e a produtora durante o lançamento do EP Volúpia. As dificuldades apertaram o financeiro, os números caíam, os shows também e Torya sentia que mesmo com um contrato vigente, estava desamparada.
Foram inúmeras reuniões e tentativas de negociações, mas sem sucesso, a produtora não abriria mão do contrato com a artista. Apesar de ser uma artista completa, Torya e a produtora ainda não tinham recursos suficientes para que a artista vivesse da música, então, ela continuava trabalhando de carteira registrada durante toda a carreira, o que tornava a situação bem mais difícil para a mesma.​​​​​​​

"Eu sou eternamente grata à uzzn rec e toda uma família que construí ali dentro, sinto muita saudade, foi lá que me descobri, adquiri experiência no que faço, e isso eu nunca vou esquecer."


HORA DE SEGUIR EM FRENTE: PARTE 2

No decorrer do segundo semestre de 2021, Torya fechou com seus sócios Guilherme Candido (Guilla Prod) para auxiliar nas vendas, e Camila Pereira Lima (Rainha dos Dreads) na produção de palco enquanto tudo estava sendo resolvido.
Na parte de registros e lançamentos musicais, a artista contou com a ajuda de seu amigo Guilherme Rentes e também do próprio DJ Bié.
Em 2022, Torya formou sua equipe oficial, formada por artistas e profissionais independentes como ela:

Buono Dj - Dj
Garello  - Autotune 
Kauane Ayodele - Interprete de libras
Gabriel Lisboa - Guitarrista
Camila Rosa, Stefany Alves, Victória Caroline, Danielle Santos - Ballet
Danilo Santos, Janaina Ribeiro - Fotografia 
Ale Campos - Diretor criativo
Hilda Vieira – Figurinista/Stylist

O ano de 2022 foi um ano de muita provação, Torya mostrou que mesmo independente, o que importava era poder contar com pessoas confiáveis ao lado com o mesmo objetivo; nada era impossível.
Juntos fizeram mais de 20 shows contando com festivais, eventos atrelados à Prefeitura do estado de São Paulo, baladas, casas de show...

O contrato com a uzzn rec foi legalmente encerrado em Outubro de 2022.
foto: Danilo Santos / @dan_fotografiaa
Quem é Torya?
Published:

Quem é Torya?

Published:

Creative Fields