Diogo Mendonça de Oliveira's profile

Onboarding App - UX Motion Design

Overview

O aplicativo Farmácias App estava com processo de login do usuário complexo e exigindo muitas requisições já no início da experiência.

Objetivo da revisão das telas de onboarding foi trazer maior fluidez para o fluxo de entrada, exigindo menor carga cognitiva, e encurtar o caminho para que o usuário explorasse o quanto antes as ofertas dentro do app, evidenciando a entrada sem o cadastro.

De acordo com o discovery definimos que as telas de onboarding deveriam conter três etapas. Introduzindo ao usuário nossa “Proposta de valor”, nossa “Core feature” e contextualizando nosso pedido de permissão para localização. Pedido essencial já que o app é uma plataforma de delivery que conecta pessoas à farmácias próximas.
1. Enfatizamos a nossa proposta de valor

Muitos aplicativos cometem o erro de informar aos usuários sobre as suas grandes features e diferenciais, em vez de mostrar aos usuários como seu aplicativo pode mudar a vida do usuário para melhor. 

As pessoas não se importam com os recursos – elas se preocupam com o que podem fazer com esses recursos. No nosso caso, encontrar produtos de saúde e beleza na sua região.
2. Destacamos a principal funcionalidade

Pode parecer contra-intuitivo com a etapa anterior. Mas embora o valor do aplicativo deva ser sempre o primeiro foco do onboarding, os usuários ainda precisam entender a funcionalidade principal do aplicativo. Assim, mostramos ao nosso usuário os principais recursos do aplicativo que os ajudarão a concluir a tarefa desejada.
 
Baseado em nossas personas, identificamos as principais necessidades para definir o que iriamos destacar nesta tela.
3. Entregar para depois pedir

Um dos principais erros identificados no antigo onboarding foi a grande quantidade de requisições que fazíamos para o nosso usuário já no inicio da experiencia. Pedíamos "Permissão de rastreio de ativididades" (no caso de iPhone), "Solicitação de notificação", e "Solicitação de localização"

Essa abordagem, fazendo muitas requisições e levando o usuário para o cadastro gerava alto atrito o que pode resultar em altas taxas de churn e baixa adoção. 


Nesse momento, optamos por fazer uma requisição apenas na terceira tela, para que o usuário pudesse ter uma experiência anteriormente agradável e leve. Utilizamos do recurso de ilustrações e motion design para gerar essa experiência.
Fizemos a explicação da solicitação ao mesmo tempo que indicávamos a vantagem que o usuário teria nos fornecendo a sua localização: poder encontrar as melhores ofertas na sua região

Agora o usuário é incentivado a entrar no aplicativo para explorar as ofertas e tomar a decisão de cadastrar apenas no momento da compra, depois de visualizar todas as vantagens que terá utilizando nosso aplicativo. 
4. Extra - Motion Design

Você pode conferir esse artigo no medium, de como utilizo o motion design como uma importante ferramenta para produtos digitais.


Algumas referências utilizadas no discovery:

https://uplandsoftware.com/localytics/resources/blog/app-onboarding-101-7-tips-for-creating-engaged-informed-users/

https://brasil.uxdesign.cc/como-criar-o-onboarding-do-seu-app-5049cab5b467

https://medium.com/ux-user-experience-design-em-portugues/onboarding-al%C3%A9m-das-4-telas-bonitas-1cb158c7d7a6


Onboarding App - UX Motion Design
Published:

Owner

Onboarding App - UX Motion Design

Published: