LA CHOLITA
Sequência de 3 ilustrações que fiz para o 12º Catálogo Ibero-América Ilustra
Representa os momentos de vida de uma cholita* que vive nos andes peruanos.


Ficha técnica:
- Suporte: Papel Canson 180g
- Tamanho: A4
- Técnica: Lápis de Cor
*Cholita:  A palavra "chola" tem suas raízes nas comunidades andinas da América Latina. Originalmente, a palavra "chola" era usada para se referir a mulheres indígenas da região, muitas vezes associadas ao trabalho manual e às tarefas domésticas. Com o passar do tempo, o significado da palavra evoluiu para incluir tanto mulheres indígenas quanto mulheres de classe trabalhadora. Essas mulheres foram e continuam sendo essenciais no desenvolvimento sócio-cultural e econômico do país.
O nascer do sol
A mãe que carrega seu bebê nas costas, simbolizando o amor e o cuidado materno.
A criança é protegida e mantida aquecida durante a viagem, semelhante ao milho, que envolve e protege os grãos com sua palha até estar pronto para colheita.
Esta imagem é comum nas ruas do Peru, especialmente nas cidades andinas.

É amanhecer e o céu está levemente dourado, com a lua a desaparecer com o nascer do sol. Assim como a criança recém-nascida, que está começando a brilhar e mostrar sinais de vida.

A mãe veste representações de cobras em zigue-zague, que é um dos três animais que compõem a trilogia inca e simboliza o mundo dos antepassados e o conhecimento transmitido de geração em geração.
Assim como um Puma
Aqui a representação de uma plantação de milho, onde as crianças pequenas são levadas para brincar, enquanto seus pais trabalham na colheita.


O sol já se apresenta, porém ainda muito tímido, no início da manhã.

A criança está vestida com uma roupa que representa a cor da pelagem de um puma, e há desenhos que remetem às figuras de puma. 
A criança está engatinhando e tendo contato com a terra, assim como o Puma, que é o segundo bicho da trilogia Inca e representa o mundo dos vivos e o presente.



O milho está crescido, porém ainda verde, longe da etapa de colheita. Assim como a criança, que ainda tem muito o que evoluir até seguir sua vida adulta.


O vôo do Condor
A criança cresceu e se tornou uma mulher adulta, ainda jovem e cheia de sonhos.


Ela está sentada no alto de uma montanha, aqui representando o Valle Sagrado de los Incas. 

Na sua roupa, desenhos que remetem a penas do Condor, que é o terceiro animal da trilogia Inca e representa o reino dos deuses. No céu, um Condor exibe suas longas asas pretas, e a jovem o observa.

Na montanha, o milho já seco, pronto para a colheita. Representa que o ciclo de crescimento chegou ao fim.
Algumas imagens do processo de produção
La cholita
Published:

Owner

La cholita

Published:

Creative Fields