Camila Sugai's profile

Prospera Coop | Visual Identity



Prospera Coop é um projeto que busca incentivar, auxiliar e preparar as cooperativas financeiras a adotarem práticas de ESG ou ASG. A sigla em inglês significa Environmental, Social and Governance, algo como melhores práticas ambientais, sociais e de governança em português. Esse são os princípios que devem nortear as agendas das organizações.

|    Desafio

Ligado ao conceito forte de sustentabilidade num âmbito ambiental, social e governamental do qual a marca se situa e firma, buscou-se em elementos estéticos e comportamentais da natureza, sua relação com todos esses aspectos. Quais os ensinamentos advindos dessa inteligência da natureza podem ser refletidos nas nossas ações e como isso esteticamente pode ser representado? 

Tentando responder a essa pergunta, o conceito visual foi trabalhado em cima de estudos como a proporção aurea, a inteligência e sistema de crescimento de algumas especies de plantas, o comportamento, acolhimento e proteção natural de alguns seres vivos. os sistemas efetivos de interação e comércio de algumas culturas, alguns estudos de antropólogos, cientistas e pensadores sobre culturas em sociedades diversas, formas geométricas presentes na natureza, o próprio ciclo natural dos movimentos planetares e tecnologias que agregam essas pesquisas. 



|     Conceito Visual

trouxemos o conceito da proporção áurea em sua estética.  A espiral foi escolhida para representar uma forma que existe repetidamente na natureza (plantas, conchas, furacões...) e que conceitualmente representa um movimento circular, na idéia de que esse movimento nos faz parecer voltar para um mesmo ponto, mas sempre um nível acima, podendo ver então, de um outro ponto de vista, remetendo a um evolução inteligente em que não se ignora o que foi construido, mas usa-se do amadurecimento para aprimorar as ações.  

 
Além da estética da espiral, os princípios da ESG nortearam as escolha das cores e divisão da forma do símbolo. De fora pra dentro, o princípio da Governança foi escolhido para envolver os príncipios Social e Ambiental, visto que as decisões de uma empresa podem ser decisivas para influenciar outros aspectos, sendo assim, ela pode proteger e sustentar os demais pilares. As cores foram escolhidas a partir de uma pesquisa sobre a psicologia das cores, das quais o roxo representa a prosperidade, a inovação e a inteligência, o laranja representa a criatividade, o desenvolvimento, expansão e diversidade e o verde representa a sustentabilidade, esperança, crescimento e renovação. Além disso, usou-se a primeiras letras do nome da marca, Prospera e Coop para, numa relação de espaço positivo e negativo da forma, podemos ver um “C” envolvido por um “P”.

Prospera Coop | Visual Identity
Published:

Owner

Prospera Coop | Visual Identity

Published: