O CENÁRIO
Segundo dados do IBGE, portadores com necessidades especiais representam 24% da população: 45,6 milhões de brasileiros.

A OPORTUNIDADE
Embora representem ¼ da população brasileira, estas pessoas ainda encontram diversos tipos de dificuldades: do simples acesso ao direito de ir e vir ao ingresso no mercado de trabalho. Contudo, uma outra barreira parece ter um peso ainda maior: o preconceito. Com o objetivo de estreitar o relacionamento com os catarinenses e abrir espaço para debates de temas sobre inclusão, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina em parceria com a Marcca lançou a campanha “Todos Somos Iguais porque Somos Diferentes”.

A ESTRATÉGIA
Com personagens e histórias reais, os três filmes – com versões para TV e plataformas digitais – mostram, sob uma narrativa lúdica e estética cinematográfica, o perfil de pessoas consideradas “diferentes”. A surpresa, contudo, é a abordagem, que vai além do senso comum. Ou seja, nos roteiros em que os protagonistas possuem síndrome de down, albinismo e nanismo, as deficiências sequer entram em pauta.
São pessoas comuns mostrando suas diferenças de um jeito descontraído e respeitoso, sem estereótipos e tabus. Enredos que poderiam ser estrelados por qualquer pessoa. E é justamente esta questão que a campanha aborda: são as diferenças que nos tornam iguais. Além dos filmes, a campanha contou com peças que de mídia offline como anúncio de revista, backbus, banner, e outdoor.

OS RESULTADOS
Além da viralização orgânica nas redes sociais, a campanha foi sucesso de crítica, despontando estadual e nacionalmente em diversos veículos que comunicação, que abordaram o tema espontaneamente, aumentando ainda mais o alcance e a repercussão da campanha.
Diferentes
Published:

Diferentes

Published:

Creative Fields