IFOOD BENEFÍCIOS



DESAFIO

O iFood nasceu como uma marca de food delivery, que ao longo do tempo ampliou sua atuação e tecnologia para oferecer muitos outros serviços além de delivery, tornando-se então uma “food tech”.

Nesse contexto, iFood enxergou uma oportunidade latente de negócio: O MERCADO DE BENEFÍCIOS, que desde seu surgimento há 45 anos, opera sob intensa regulamentação e com 87% do mercado dividido entre 4 players dominantes e tradicionais. Recentemente, alguns players nativos digitais começaram a surgir e trazer mais flexibilidade e inovação para esta categoria que, apesar de ser muito presente na rotina de milhões de brasileiros, era ainda muito mais focada na relação com as empresas contratantes do que com seus usuários e estabelecimentos que parceiros.

Como empresa referência no universo de alimentação e em tecnologia, iFood está muito bem posicionada para ser o player que finalmente traz a disrupção necessária.





ESTRATÉGIA


Para entrar neste novo segmento, iFood precisava de uma submarca e um posicionamento capaz de explicar rapidamente o que credencia e diferencia iFooddos players dominantes tradicionais e dos nativos digitais que disputam espaço nesta mercado.

Além de ser referência em alimentação e tecnologia, iFood tem a seu favor 2 grandes diferenciais que foram chave para nossa estratégia: a força da sua marca e de seu ecossistema, que já conta com milhões de usuários e milhares de restaurantes e entregadores em sua base.

Foi daí que surgiu o insight que direcionou toda a estratégia: Desde que este mercado surgiu, benefícios são individuais, parte do pacote de remuneração de cada colaborador. iFood, com seu ecossistema e capacidade de integração de dados e serviços, pode pensar diferente: E se estes benefícios individuais pudessem impactar positivamente mais pessoas?

Chegamos então ao posicionamento “IFood Benefícios. Beneficia todo mundo”, que mostra como o produto ressignifica o papel do benefício corporativo, ao criar uma dinâmica em que todas as partes envolvidas nesta cadeia saiam ganhando: os colaboradores têm mais autonomia e abrangência, o que os ajuda a fazer o benefício durar o mês inteiro, com opções de refeições e a maior cobertura de estabelecimentos. Já as empresas ganham mais simplicidade e inteligência na gestão e engajamento do seu time.

E, os restaurantes e supermercados têm acesso a dados que ajudam a gerir melhor seu negócio, atrair e fidelizar mais clientes.






CRIAÇÃO


Em cocriação com o time Ifood, o universo visual e verbal buscou criar uma personalidade própria para o produto, ao mesmo tempo em que absorvesse elementos de marca já construídos de Ifood.

Ilustrações e padronagens foram criadas para serem escalonáveis, podendo refletir diferentes temas de acordo com o benefício em questão: ginástica, alimentação, transporte etc. A fotografia representa os diferentes perfis que se beneficiam com a marca, seja o lojista, o entregador ou o consumidor final.

A mistura da linguagem fotográfica com interferências gráficas, através de colagens e sobreposições, resulta em uma linguagem urbana, divertida e pop.
O vermelho ifood segue como cor principal, dividindo a cartela com novos tons como rosa e cinza. Além do preto e branco bastante presentes na identidade.
Construímos o Universo Verbal deste novo negócio a partir do tom de voz de sua marca mãe, adaptando e incorporando abordagens que facilitem entrada no mercado de benefícios e transmitam seriedade necessária para lidar com clientes corporativos ao mesmo tempo em que valorizamos o jeito irreverente, jovem e leve do iFood.



IFOOD BENEFÍCIOS
Published: