Isadora W. Pinheiro's profileCarolina Picinini's profile

Bengala eletrônica para Idosos com Baixa Visão

O produto desenvolvido consiste em uma bengala eletrônica para idosos com baixa visão. A partir de um sensor modular com especificidades de amplitude e foco para cada tipo de déficit visual, a bengala sinaliza a presença de obstáculos como degraus, buracos e desníveis através de estímulos vibratórios gerados por um motor posicionado estrategicamente no dorso da mão, local de maior sensibilidade e conforto. O projeto buscou contemplar as necessidades dessa parcela da população de forma simples, integrada e realista, utilizando a metodologia de Design Centrado no Usuário, com extenso embasamento teórico e entrevistas, testes e validação com usuários e profissionais da área de cuidados geriátricos.


O objetivo foi desenvolver um produto que viabilizasse a autonomia, inclusão e independência de idosos com baixa visão e mobilidade reduzida, situação muito comum, porém raramente contemplada em similares de mercado. Buscando auxiliar na locomoção sem criar novos empecilhos no uso, foi preciso atender integralmente os cenários cognitivo, motor e sensorial dos usuários, considerando fatores como o nível de coordenação motora fina, a perda auditiva, o tempo de resposta cognitiva, a ergonomia, os pontos de maior sensibilidade na mão, entre outros. Adicionalmente, visamos reduzir a rejeição dos usuários ao uso de produtos de tecnologia assistiva, como bengalas, através de um visual moderno e inovador, dissociado de uma estética geriátrica e hospitalar.
A solução gerada utilizou-se da modularidade do componente do sensor para conferir viabilidade de produção e maior adequação do produto a cada usuário, bem como de um formato diferenciado para incluir funções adicionais, tornando o produto uma solução completa de autonomia para baixa mobilidade. A forma em “G” abriu espaço para componentes de mercado mais baratos e incluiu uma pega extra mais baixa e um gancho em “U” na parte inferior, auxiliando movimentos como levantar-se de assentos e deitar na cama de forma independente. A interface de controle e alerta foi concebida para ser simples, os estímulos de alerta são de fácil interpretação e a interface de controle conta com botões grandes, espaçados e de funcionamento mecânico, não exigindo alta mobilidade fina.
Bengala eletrônica para Idosos com Baixa Visão
Published:

Bengala eletrônica para Idosos com Baixa Visão

Este projeto for desenvolvido na disciplina de Projeto 3 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e foi premiado com Ouro no prêmio Bornancin Read More

Published: