Paula Trubat's profile

E-mail marketing para CTC | Grupo Trigo

Grupo Trigo // CTC Burger | Retenção de clientes 
O Cut The Crap (CTC Burger) é a marca de lanches do Grupo Trigo, uma das maiores franqueadoras de restaurantes do Brasil. Dentro do Grupo Trigo estão marcas como Spoleto, Gurumê, Koni, China in Box e Gendai. Durante o período de trabalho no Grupo Trigo, fiz parte da equipe de estratégia de comunicação e marketing das marcas digitais (criadas no modelo Cloud Kitchen).

As comunicações a seguir mostram exemplos de e-mails feitos para reter clientes. O público-alvo da marca é formado, principalmente, adolescentes e jovens adultos residentes da Zona Sul do Rio de Janeiro interessados em temas como surf, reality shows, baladas e trap. Por isso, a linguagem usada nas comunicações deveriam ser muito informais. Era permitido, inclusive, o uso de palavrões. Desse modo, os clientes reconheciam o CTC como uma marca amiga. Ou melhor, brother

Veja abaixo alguns exemplos de e-mail marketing criados para retenção.
E-mail marketing // Referência reality "De Férias com o ex"
Enviamos este e-mail no dia que seria lançado mais um episódio da edição de "De férias com o ex - Celebs", que foi gravado no Caribe. A intenção foi usar as gírias e brincadeiras que os participantes do programa costumavam fazer. No cabeçalho do e-mail sempre tínhamos a logo da marca. E no final do e-mail sempre tínhamos um botão de chamada para ação na linguagem usada no e-mail.
Assunto do e-mail: 
O tablet tocou e tem mensagem para você!

Conteúdo do corpo do e-mail:
O tablet tá pronto para tocar e dizer de quem é a próxima sereia ou tubarão que tá chegando lá pelo Caribe. Mas aqui no Brasil a gente sabe que a melhor notificação de todas é a que diz “seu pedido saiu para entrega”. Quem concorda respira!

Vem que hoje é dia de assistir reality com o burger sem caô e batatinha croc, pede seu combo favorito no nosso site e aproveita e garante seu cashback. 😉

Imagem do e-mail (sempre clicável levando para o site):
Além de escrever o e-mail e pensar no conceito da comunicação, também direcionei a produção da imagem com referência muito comum na chamada do reality, que era uma pessoa saindo do mar. 
Após a imagem, tínhamos também um botão de chamada para ação "pedir meu CTC".
E-mail marketing // Referência campeonato de surf
Para este envio de e-mail relacionamos a marca de burger a um dos assuntos preferidos de seu público. Projetamos o envio do e-mail no horário adequado para que o cliente fizesse o pedido de lanche antes do campeonato começar. Dessa forma, ele poderia fazer o pedido, receber e assistir com calma a programação. Diferente do e-mail anterior, utilizamos a técnica de chamar a pessoa pelo primeiro nome e colocamos o valor do desconto na imagem. Assim ficaria visível quanto o cliente teria de benefício.  

Assunto:
Seu lugar no line up tá reservado!

Conteúdo do corpo do e-mail:
E aí, Paula, beleza?

Pega esse swell e se prepara para assistir o primeiro dia de campeonato da WSL da melhor forma: pede seu combo no nosso site e vem curtir com o burger que arrebenta com a sua fome e ainda te garante até 20% de cashback!

Imagem do e-mail (sempre clicável levando para o site):
Além de escrever o e-mail, pensar no conceito da comunicação e organizar as informações que seriam destaque, também direcionei a produção da imagem com referência ao campeonato.

Após a imagem, tínhamos também um botão de chamada para ação "pede logo pra chegar logo".
E-mail marketing // Dia das mães
Enviar um pedido de dia das mães para esta marca foi desafiador porque é, essencialmente, uma marca voltada para filhos e filhas que geralmente são muito desconectados desse universo afetivo. Por isso, precisei pensar em uma comunicação que atendesse não só o linguajar do público, como também algo que esse leitor pudesse levar para convencer a mãe a comer um burger com ele. 

Nesta comunicação usei frases comuns que podem ser comuns entre o nosso cliente e a figura materna, como "você não é todo mundo", "você fica aí no seu mundinho" e "eu vou contar até três". Também utilizei o e-mail nominal no assunto e no corpo para ser algo bem direcionado. E, nesse caso, colocamos a logo direto na imagem porque pensamos na possibilidade de um print. 
Assunto: 
Paula, você não é todo mundo!

Conteúdo do corpo do e-mail:
Quem nunca caiu no papo da mãe de “na volta a gente compra”, hein? 😂

Paula, a gente sabe que hoje é dia e a escolha de almoço é delas! Mas pô, vai ser irado se você surpreender sua rainha um segundo presente na hora do lanche, né não? Pede um CTC Burger agora que daqui a pouco vai brotar aí na sua casa um pão de brioche fofinho, queijo meia cura crocante, molho secreto bonzão e essa carne suculenta!

Eu aposto que ela vai se amarrar em ficar um tempo a mais com a cria e aproveitar seu mundinho. 😉

Imagem do e-mail (sempre clicável levando para o site):
Além de escrever o e-mail, pensar no conceito da comunicação e organizar as informações que seriam destaque, também direcionei a produção da imagem com referência ao "brotar" um lanche na casa do cliente.
Após a imagem, tínhamos também um botão de chamada para ação "pede logo o CTC da rainha".
E-mail marketing para CTC | Grupo Trigo
Published:

Owner

E-mail marketing para CTC | Grupo Trigo

Published:

Creative Fields