Eduardo Costa Cordeiro's profile

O'QUE VOCÊ DEVERIA SABER SOBRE “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"


O'QUE VOCÊ DEVERIA SABER SOBRE “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL”, SUA IMPORTÂNCIA E 3 DICAS ESSENCIAIS!

Fazer uma boa refeição durante o dia é algo de extrema importância para a nossa saúde, mas entenda, não só o que você come pode estar te fazendo mal, como o jeito que você come. Neste conteúdo iremos apresentar a você, alguns temas muito importantes sobre ter uma boa alimentação DE VERDADE, e que talvez nunca tenha sabido… também daremos 3 super dicas para uma alimentação mais saudável.

Este artigo será enfatizado em 3 tópicos…

1- O que você deveria saber!
2- Qual é a importância de uma alimentação saudável
3- 3 Dicas relevantes para dar um “upe” na sua alimentação

Agora vamos ao que interessa!

1- O que você deveria saber! 

Você sabia que para fazer uma boa refeição é preciso primeiramente entender quais macronutrientes precisam ser ingeridos por grama, baseado em seus gastos calóricos e sua taxa de metabolismo basal. 

Isso influenciará no seu condicionamento físico e mental, pois devemos consumir aquilo que é adequado ao nosso corpo.

Não está entendendo nada? Vou te explicar melhor…

Mas antes lembre-se, este conteúdo servirá como informação para entender os procedimentos e uma boa alimentação.

E se você quiser fazer uma dieta com foco em ganhar massa, ou perder gordura, a média de caloria que você precisa ingerir deve ser interferida por um excesso de consumo dos alimentos, ou um gasto a mais do que se necessita.

Recomendo consultar um nutricionista para fazer uma programação adequada ao seu objetivo em relação a alimentação e treinos.

1.0 o que é Taxa metabólica basal?

Bem, de forma resumida seria a quantidade de calorias (kcal) que seu corpo necessita para poder funcionar.

Sim, essa é a quantidade necessária para sobreviver, são essas calorias que fazem o funcionamento do seu sistema nervoso, dos órgãos internos etc.

E para saber quanto é sua taxa metabólica basal você pode usar um cálculo básico é muito simples que já lhe permitirá algo bem próximo a isso.

Basta você fazer o seguinte:

Idade                                          Mulher                                             Homem      

18 a 30 anos                     (14,818 x peso em kg) +               (15,057 x peso em kg) + 
                                           486,6                                             692,2

30 a 60 anos                     (8,126 x peso em kg) +                 (11,472 x peso em kg) +
                                           845,6                                             873,1

+60 anos                           (9,082 x peso em kg) +                 (11,711 x peso em kg) +             
                                           658,5                                             587,7


1.1 o que são "Macronutrientes''?

Basicamente, esses são os alimentos de porte calórico grande, que atuam nos nossos órgãos e nos ajudam a ter energia trabalhando em grandes partes do corpo.

Esses alimentos são divididos em alimentos de: Carboidratos, proteínas, gorduras e fibras.

Na maioria você já conhece: arroz, batatas, macarrão feijão, carnes de boi, frango, peixe, porco, leite, granola, aveia, abacate, saladas, legumes e verduras.

Já o inverso deles são os “Micronutrientes", que têm a mesma importância, só que sua ingestão calórica é totalmente diferente.

Eles são no geral as vitaminas, e os minerais: ferro, zinco e cálcio. São encontrados em diversos alimentos como: Frutas, legumes, verduras, peixes etc.

1.2 O que seria uma BOA ALIMENTAÇÃO?

A princípio quero já te dizer que não é necessário fazer grandes restrições para ter uma alimentação boa, e em consequência uma saúde e um condicionamento impecável.

Nosso corpo precisa de uma quantia x de calorias e essa quantia é aquela que nos satisfaz e então não sentimos fome.

E com isso, alimentar-se bem faz total sentido pois também fortalece nosso sistema digestivo, e nossos músculos, ajuda na recuperação de grandes exercícios e contribui para o sono.

Ingerir alimentos “não saudáveis” como açúcares, gorduras, processados e industrializados em excesso são extremamente perigosos para a nossa saúde a longo prazo

Esses alimentos quando ingeridos agora não nos tem um efeito tão significante, mas quando se tem uma certa constância em começo você acaba entrando muitas vezes num “beco sem saída”

Com a revolução industrial, nossos parentes de uns anos atrás consomem muitos alimentos deste tipo, e conforme o tempo foi se passando essa necessidade se tornou algo genético

Então entenda se você quiser comer coisas que te satisfaz e te deixem feliz não tem nenhum problema, pois além de ser algo genético é sim essencial para o ser humano.

Todos nós precisamos comer aquilo que nos sacia, tanto quanto, aquilo que nos deixa mais felizes e com prazer

Agora vamos ao que interessa…

2. Qual é a IMPORTÂNCIA DE SE ALIMENTAR BEM?

"Você é o que você come”, já ouviu essa frase né, se trata exatamente disso, quando você come alimentos saudáveis e de forma saudável seu corpo reage de forma positiva.

A importância disso vai desde ficar longe de doenças físicas e até de problemas emocionais, então não subestime uma boa alimentação.

Cada um de nós temos uma certa capacitação alimentar, que envolve tudo aquilo que nós deveríamos comer e o momento em que fazemos isto.

Esse tempo, é basicamente o ciclo circadiano, um relógio biológico que há dentro de nós com a função de regulação dos hormônios, digestão, sono e pontos vitais do corpo

Ela é insubstituível e indispensável para qualquer pessoa, desde um bebê a um idoso. Alimentar-se bem tem diversos benefícios e eu o quero apresentar alguns deles abaixo

Confira agora! As 10 dicas bem informativas que preparamos exclusivamente para você, focando em melhorar sua alimentação e ter uma saúde de ferro


3- 3 SUPER DICAS PARA DAR UM “UP” NA SUA ALIMENTAÇÃO 

1- Alimente-se sem pressa:

Você sabia que se comermos “rápido” nosso corpo reage com negatividade, e a situação piora quando ainda é mal mastigado os alimentos. as consequências disso são:

Primeiro: lhe faz refém da fome infinita, que é a plena sensação de comer e nunca se sentir satisfeito, comer por pura vontade de comer mais.

segundo: As consequências disso, que são a má ingestão dos alimentos o que podem causar desconfortos estomacais, azia, gases e problemas futuros se feito com frequência. Então cuide-se e mastigue sem pressa.

2- Beba pelo menos 2L de água por dia:

Isso não é nenhuma novidade, ouvimos desde criança que devemos tomar muita água, e isso é imprescindível ao funcionamento inteiro do corpo, e sua principal função no geral é hidratar nossos órgãos, músculos e articulações.

Para saber exatamente quanto de água você precisa beber por dia para se manter bem hidratado. use essa fórmula:

Cada 25 kg de seu peso corporal equivalem a 1L de água então você divide essa maior parte e depois calcula o que resta, exemplo: um indivíduo que pesa 75kg precisa ingerir pelo menos 3L de água por dia. Outro pesa 90 kg, então esse precisaria de 3,5L.

Beber água também ajuda a manter um sono melhor, regula o ciclo circadiano e a digestão dos alimentos.


3- Crie uma janela alimentar:

Separe suas refeições em pelo menos 5 partes…

Antes de te explicar melhor o porquê e como fazer isso primeiro toma como curiosidade um fato…

Quando você era pequeno, sua mãe fazia uma janela alimentar com suas refeições do dia. De manhã cedo te dava leite quente, depois vinha o café da manhã, o almoço, lanche da tarde e a janta…

Voltando ao assunto, quando comemos menos de 4 refeições durante o dia, temos uma certa dificuldade com a ingestão ou talvez pelo fato de comer mais em um horário pode se tornar também um problema de digestão. 

Para resolver este problema nada melhor do que repartir em quantias diferentes de gramas por refeições, e obter uma vantagem e se prevenir de perigos como o de doenças e problemas digestivos.

Olha só, mas que pena…chegamos ao fim de mais um conteúdo, gostou? Já aproveita segue nosso blog, e fique por dentro de novas postagens com informações relevantes.

Quer ver mais artigos interessantes como esse?

Acesse nosso portal
www.saudeeviver.com.br

O'QUE VOCÊ DEVERIA SABER SOBRE “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"
Published:

O'QUE VOCÊ DEVERIA SABER SOBRE “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"

Published:

Creative Fields