Eduardo Costa Cordeiro's profile

Oque é o marketing pessoal?

OQUE É MARKETING PESSOAL?

"Veja o porquê a sua imagem fala muito sobre você, antes mesmo de dizer uma palavra sequer "…

Você já ouviu falar no termo Marketing Pessoal? Sabia que se trabalhado bem, você poderá se destacar cada vez mais no mercado em que atua? Sim, ele é essencial para sua carreira, pois atrai muitas oportunidades nos negócios e é muito utilizado por todos os empreendedores de sucesso.

Neste material nós vamos lhe apresentar o que é Marketing Pessoal, todas as suas vantagens e as 10 dicas bem práticas de como trabalhá-lo de forma correta!

1. O QUE É MARKETING PESSOAL?

2. QUAIS SÃO SUAS PRINCIPAIS VANTAGENS?

3. AS 10 DICAS BEM PRÁTICAS DE COMO TRABALHÁ-LO DO JEITO CERTO!

Então, vamos lá…

1.    O QUE É MARKETING PESSOAL?

Basicamente, é o conjunto de estratégias que tem como objetivo estabelecer uma percepção positiva de uma pessoa. 

Ou seja, é um marketing voltado para fazer com que você consiga atribuir um valor maior para sua imagem pessoal.

É um conjunto de possibilidades e ações que fazem com que as pessoas te enxerguem de uma maneira mais positiva.

E assim, te valorizem, exaltem suas ações e até te enxerguem como autoridade em determinados assuntos.

No empreendedorismo, isso é fundamental para conseguir se destacar de modo que as pessoas enxerguem muito valor em você.

2.   QUAIS SÃO SUAS PRINCIPAIS VANTAGENS?

Com o marketing pessoal, você conseguirá mostrar o que faz e alcançar uma maior visibilidade. E com isso, novas oportunidades de negócios aparecerão com naturalidade, como atrair clientes ou até eventuais parcerias, por exemplo.

Além disso, é possível construir sua autoridade em determinados assuntos. Ou seja, mostrar que você é especialista em temas que podem ajudar muito os outros.

Outro ponto muito importante é que com o marketing pessoal, você conseguirá alavancar sua carreira da maneira correta.

Isso é muito poderoso, tanto para os seus superiores (se for o caso) quanto também
para os outros membros da sua equipe. Com certeza, o seu marketing pessoal, quando bem trabalhado, irá inspirá-los e orgulhá-los todos os dias.

Quando você se torna conhecido(a) e percebido(a) como uma pessoa confiável, a tendência é
que mais pessoas te procurem.

E isso é uma ótima oportunidade que pode representar novos negócios, vendas, parcerias ou até convites para posições mais altas ou desafios maiores.

3.   10 DICAS BEM PRÁTICAS DE COMO TRABALHÁ-LO DO JEITO CERTO!

Agora, vamos mostrar só algumas dicas para te inspirar e fazer com que você trabalhe bem seu marketing pessoal do jeito certo.

1.TRABALHE SUA IMAGEM E IDENTIDADE

Procure manter uma imagem bem apresentável. Isso não significa usar roupas ou marcas caras, mas sim aquilo que gosta de usar e te deixa confiante e confortável.

Uma pessoa má vestida pode passar uma imagem negativa, fazendo com que os outros não confiem nela.

E aqui, vale também a maneira que você se comporta, fala, age, enfim. Sua imagem será como se fosse sua identidade para os outros saberem quem é você.

Como exemplos, podemos citar empreendedores nos quais suas imagens se tornaram as imagens das suas empresas, como: Steve Jobs (com a Apple), Luiza Trajano (com a Magazine Luiza), Mark Zuckerberg (com Facebook), Sílvio Santos (com o SBT), enfim.

Por isso, entenda bem cada situação e se vista e comporte de acordo para isso, sempre de acordo com aquilo que almeja, seguindo suas intenções, seus valores e a imagem o que quer passar, combinado?

2. TRABALHE SUA LIDERANÇA 

Liderança é um assunto bem peculiar e muito importante. Afinal, líderes costumam ser bem-vistos no mercado e tem a confiança das outras pessoas.

Principalmente porque eles conseguem inspirar e motivar os outros. E no final, acabam se tornando uma referência para elas.

No entanto, um ponto importante aqui é que liderar não significa ter cargos altos ou algo do tipo apenas. Liderar é a postura e atitude que você tem no dia a dia

Por exemplo: Se encontrar algum tipo de problema cotidiano, se tomar a frente e juntar sua equipe para tentar resolvê-lo de forma conjunta já é um sinal de liderança.

Então, invista parte do seu tempo para se relacionar com os outros membros e mostre interesse pelo grupo. E assim, todos se lembrarão de você de forma positiva.

3. RESOLVA PROBLEMAS E SEJA PROATIVO(A)

Quanto mais problemas conseguir resolver, mais as pessoas lembrarão de você. Por isso, seja proativo(a).

Resolver problemas fará com que você acabe se destacando em qualquer lugar.
E assim, sua imagem ou marca se destaca cada vez mais.

Acredite: muitas pessoas acabam fugindo dos problemas. E se você os identifica, foca em enfrentá-los, e os resolve, pode ter certeza de que você terá um destaque a mais.

4. ENTREGUE VALOR

 Isso é fundamental para o marketing pessoal. Entenda que tipo de valor as pessoas esperam de você, mas ao mesmo tempo, saiba qual valor

Você é capaz de entregar, então trabalhe seus pontos para entregar um valor coerente e relevante para os outros. Será assim que eles lembrarão de você de forma positiva também.

Principalmente porque se entregar algo que não seja relevante para as pessoas, você também acabará se tornando irrelevante para elas.

5. SEJA VISTO(A) 

Ser visto pelos outros é muito importante
também para validar tudo o que falamos até aqui. Por isso, participe de eventos, almoce com pessoas com mesmo interesse, publique conteúdos,
enfim.

Inclusive, promova, esteja e trabalhe suas redes sociais para isso também. Seja Instagram, Facebook, Youtube, Twitter e o LinkedIn, que é uma rede muito
importante para o mundo de negócios e carreiras.

Trabalhe seus conteúdos com assuntos relevantes para sua audiência de acordo com cada situação. É uma ferramenta que com certeza vai te ajudar muito nisso é o Networking.

Que basicamente, é a rede de relacionamentos ou rede de contatos.
Trata-se da atividade de cultivar uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si.

6. GERE CONTEÚDO RELEVANTE 

Para ser lembrado e se tornar relevante, seus conteúdos precisam ter muito valor agregado para o seu público-alvo.

Dessa maneira, os seus conteúdos levarão conhecimento, ajuda e soluções para sua audiência. E assim, trará uma imagem bem positiva.

E um ponto interessante para se trabalhar aqui é o Marketing de Conteúdo, que resumidamente, é a estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante (como vídeos, ebooks, posts em redes sociais, textos, entre outros).

7. DEFINA OBJETIVOS

Bem como uma boa estratégia de marketing, no marketing pessoal também é muito importante definir seus objetivos principais.

O que você quer transmitir? Por que quer ser lembrado(a) sobre algo? Quem você quer alcançar e se comunicar?

Enfim, defina seus objetivos e trace metas que orientem suas ações de marketing pessoal. 

Fazendo isso, você conseguirá se organizar e planejar melhor o que precisa ser feito para conquistar o que você almeja.

8. TENHA UM DIFERENCIAL

 Tenha sempre algo seu, alguma coisa que seja sua marca registrada, um diferencial. Seja seu jeito de falar, maneira de se vestir, modo de agir, enfim.

Sua personalidade é muito importante e fará com que você se destaque sem ter que forçar nada.

Dê um toque especial nas suas ações, algo que só você tenha e que ninguém conseguirá copiar. E se copiar, não será autêntico quanto você.

9. SEJA SUTIL E NÃO EGOCÊNTRICO(A) 

Não seja invasivo(a) e respeite bem o espaço de todos da sua audiência. 

Muitas vezes, pessoas tentam se mostrar tanto que acabam invadindo a área das demais pessoas. E isso pode ser muito chato.

Tente ser sutil sempre, não force muito a barra para querer aparecer. Se fizer isso, muito provavelmente você terá um efeito negativo.

Além disso, não fale só de você toda hora. Marketing Pessoal não é simplesmente uma autopromoção, então não fique só batendo nas suas qualidades. 

Deixe com que o seu público tenha suas interpretações e avaliações. Se ficar falando só de você, as chances das pessoas se entenderem é bem grande.

10. SEJA VOCÊ MESMO(A) 

E, por fim, seja você mesmo(a) sempre. 

Não tente parecer outra pessoa porque muito provavelmente isso parecerá ser falso. Seja autêntico(a) e isso fará com que as pessoas acreditem nas suas ações.

E se identificaram ainda mais com você, pelo seu jeito de ser. Mas seja coerente também. Se tiver alguma característica sua que julgue ser negativa, trabalhe-a para que isso não atrapalhe seu desempenho, combinado?

Viu como o marketing pessoal é muito importante para conseguir se destacar no mercado do jeito certo e coerente?

Pode ter certeza de que muita gente boa e competente não trabalha nesse ponto. E assim, acabam ficando para trás, mesmo tendo muito talento.

Por isso, não seja uma dessas pessoas e trabalhe o seu marketing pessoal para se destacar cada vez mais no mercado, principalmente com o seu próprio negócio.

E lembre-se sempre que a imagem do empreendedor é a imagem da empresa, combinado?

E só para recapitular o que falamos aqui:

1.O QUE É MARKETING PESSOAL?

2. SUA PRINCIPAIS VANTAGENS 

3. AS 10 DICAS BEM PRÁTICAS DE COMO TRABALHÁ-LO DO JEITO CERTO

Espero que tenham gostado!!!


Oque é o marketing pessoal?
Published:

Oque é o marketing pessoal?

Published:

Creative Fields