Ana Seeger's profile

Brincos São Roque de Faxinal do Soturno | Igrejas da QC

Brincos São Roque de Faxinal do Soturno| 
Coleção Igrejas Católicas da Quarta Colônia - RS

A "Coleção de Igrejas Católicas da Quarta Colônia - RS" é o resultado de minha dissertação de mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Patrimônio Cultural da UFSM. A arquitetura e a iconografia religiosa de algumas igrejas da região da Quarta Colônia (RS) serviram de referência para a criação dessa coleção.

No decorrer da pesquisa, pode-se compreender a grande importância da Igreja Católica na formação das cidades, pois os principais comércios e pontos de encontro da comunidade se formaram próximos à matriz religiosa e como essa centralidade se mantém até hoje, seja no aspecto religioso, seja no turístico por conta da beleza dessas edificações. Além da fé transmitida por gerações, a Igreja teve e continua tendo papel social fundamental na Quarta Colônia Italiana.

Para que a coleção de joias produzidas como resultado da pesquisa transmitisse e representasse simbolismos e os significados presentes nas Igrejas matrizes selecionadas da Quarta Colônia, buscou-se compreender a estrutura estética desses templos, assim como a história e aspectos iconográficos dos padroeiros a quem essas construções foram dedicadas. Encontrou-se essas representações em alguns elementos arquitetônicos, embora estivessem mais evidentes nas pinturas de Ângelo Lazzarini, artista responsável pela maioria das pinturas presentes nesses templos.

A preocupação em relação ao design desenvolvido nesse trabalho foi além da entrega do produto em si, procurando-se transmitir formas e significados de forma conjunta, unindo a estética com o que esta representa de forma iconográfica e simbólica. Buscou-se, por meio das joias, fazer uma evocação aos templos, aos padroeiros, à religiosidade e a toda iconografia inerente.
Processo criativo

O elemento mais distinto nessa igreja é o formato de cruz na fachada. A disposição dos elementos dá a impressão da igreja ser mais vertical do que realmente é. Os principais aspectos são as linhas verticais e os arcos que compõem a maioria dos elementos (Figura 1).
As opções começaram a ser produzidas primordialmente com base na fachada da Igreja. Cumulado aos elementos da fachada, buscou-se representar São Roque e sua ferida, uma de suas principais características. A chaga foi representada por rubis em formato de gota. As formas foram adaptadas para brincos, como se observa nas figuras a seguir.
Os desenhos foram aprimorados, deixando a versão final harmônica e com formato ergonômico. Optou-se por se fazer uso de três gotas de rubi, pois o número três é o que representa a Santíssima Trindade, sendo ligado ao significado religioso da joia criada. Ao centro, utilizou-se um cristal de quartzo incolor no formato cabochão, para destacar os rubis. A modelagem tridimensional foi criada a partir de especificação feitas no papel. Na sequência, as figuras abaixo apresentam as simulações dos brincos em ouro e prata.​​​​​​​
Entre em contato comigo: 
anaseeg@gmail.com +5555 9 9921 4886

Obrigada!
Brincos São Roque de Faxinal do Soturno | Igrejas da QC
Published:

Owner

Brincos São Roque de Faxinal do Soturno | Igrejas da QC

Published: