Rueiro: Plataforma digital de eventos gratuitos



"Rueiro" is a digital platform for publicizing free events in Belém do Pará, a capital in the northern region of Brazil. The platform project was developed in team as an academic work over 6 months, in order to initiate students in the area of ​​interface design and apply the study of ergonomics. With Rueiro, we hoped to democratize access to information about free events, so that the population of Belém do Pará could benefit from leisure, culture, health and education programs, financially and spatially accessible to their reality.


TRABALHO ACADÊMICO | 2022

Rueiro é uma plataforma digital de divulgação de eventos gratuitos na região Metropolitana de Belém (RMB), que inclui a capital paraense e outras cidades vizinhas, como Ananindeua, Castanhal e Marituba. O projeto da plataforma foi desenvolvido em equipe como um trabalho acadêmico ao longo de 6 meses, no intuito de iniciar os alunos na área de design de interfaces e aplicar o estudo da ergonomia.

Com o Rueiro, esperava-se democratizar o acesso às informações sobre eventos gratuitos, para que a população em geral da RMB pudesse se beneficiar com programas de lazer, cultura, saúde e educação, financeiramente e espacialmente acessíveis da sua realidade.
O projeto baseou-se na metodologia de Giselle Merino (2019), que é dividida em três principais momentos - Inspiração, Ideação e Implementação – e permite a inclusão do usuário no centro do projeto. Não representando na íntegra o processo metodológico que foi seguido, o esquema abaixo destaca as principais etapas e técnicas aplicadas e que mais contribuíram para o resultado final.  


Belém é uma cidade que respira cultura, e se expressa com eventos. Por isso, durante o ápice da pandemia, foi fortemente prejudicada pela impossibilidade de realizar programações presenciais. Como avanço da vacinação no estado, o que se pode perceber é o anseio do público em voltar às ruas, e se tornar ainda mais participativo que antes.

Como exemplo, o Arraial do Pavulagem - uma festividade junina com elementos da cultura paraense – teve o seu primeiro cortejo em dois anos de isolamento social e contou com a participação de 45 mil pessoas.

Apesar desse interesse, encontrar eventos gratuitos perto de si não é uma tarefa fácil, já que o principal meio de busca-los é pelas redes sociais, que não possuem um mecanismo de pesquisa e filtragem, são instáveis e as informações ficam descentralizadas e divididas em vários perfis.

Do ponto de vista de pequenos organizadores de eventos, as redes sociais também não são muito vantajosas. A luta pela atenção do usuário cresce cada vez mais, e para atingir a visibilidade desejada não há como contar apenas com o orgânico. Assim, o Rueiro também foi criado para ser um espaço de baixo custo de divulgação de eventos.

Foram selecionadas algumas plataformas de divulgação de eventos que tivessem abrangência no cenário belenense e melhor performance nos critérios ergonômicos do projeto, construindo uma matriz SWOT a fim de registrar pontos, funcionalidades e atributos nos concorrentes que seriam interessantes de se trabalhar na plataforma desenvolvida, considerando as demandas e percepções coletadas do público-alvo na etapa anterior. Acima é possível ver um resumo dos principais pontos retirados da análise das plataformas.


Primeiro, foi sugerido estruturar um modelo de trabalho de sequência da situação atual, descrevendo atividades, intenções e ações feitas pelo usuário para concluir o objetivo de ir a um evento. Essa descrição sequencial auxiliou a entender quais necessidades surgem primeiro na jornada do usuário e, consequentemente, ajudou a perceber quais funções se ligam diretamente às atividades e, portanto, deveriam ser priorizadas

Em seguida, foi criada a árvore funcional a partir da função primária “Procurar ou divulgar eventos gratuitos”, uma vez que a plataforma é destinada a dois tipos de usuários diferentes e necessita que ambos a utilizem para cumprir o seu propósito. Após várias sessões de verificações, foi desejado diminuir o conteúdo da árvore, excluindo funções com base nos feedbacks recebidos.

Uma vez que aquilo que conecta o público-alvo da plataforma é o seu desejo de sair de suas casas e suas rotinas para fazer, aprender ou ver algo do seu interesse, foi escolhido como nome da marca a expressão “rueiro”, que é muito usada por paraenses e significa alguém que constantemente sai de casa. Além da ligação com o regional, o nome é simples e fácil de escrever e pronunciar, além de já estar presente no cotidiano do público.


O símbolo criado é composto de linhas retas e curvas para transmitir a sensação de movimento e dinamismo, além de simbolizar ruas, conectando o símbolo ao nome. A interface teria como paleta de cores o branco e tons de cinza para causar sensações de organização e leveza no usuário, impedindo que ele se sinta sobrecarregado ao buscar eventos. Como cor de destaque, foi escolhido o vermelho, por ser uma cor associada ao estado do Pará.



Obrigado pela sua atenção! Se quiser testar o protótipo web é só clicar aqui.

Projeto fictício desenvolvido no curso de Bacharelado em Design, sem ligação com qualquer evento, marca ou produtora mostrados nos protótipos. Podemos ter utilizado imagens ilustrativas para exemplificar o uso da plataforma, e os titulares podem entrar em contato para a remoção, caso seja desejado. 

ORIENTADORES
Brena Renata (Projeto IV), Sávio Fernandes (Comunicação Visual I)
e Verônica Nagata (Empreendedorismo I).

Equipe do projeto
Andrew Garcia, Iva Fernandes, Izabelle Abreu e Maísa Aviz.
Auxílio na etapa de branding: Paula Patrício.

Rueiro: Plataforma digital de eventos gratuitos
Published:

Project Made For

Rueiro: Plataforma digital de eventos gratuitos

Projeto acadêmico de experiência do usuário e desenho de interface do Rueiro, uma plataforma digital de divulgação de eventos gratuitos na região Read More

Published: