Atlética Insana

A Associação Atlética dos Acadêmicos de Medicina da Universidade de Brasília surgiu em 2004 com o objetivo de promover a integração e o bem-estar físico e mental dos estudantes do curso. A AAAMUnB é administrada pelos próprios alunos e realiza treinos de diversas modalidades esportivas, festas e eventos para o público universitário. Além disso, possui um grupo de percussão, atividade tradicionalmente organizada por outras atléticas Brasil afora. A Bateria Insana alcançou notoriedade e se tornou um dos principais símbolos do curso dentro e fora da UnB ao se apresentar em eventos e participar de competições. Com o tempo a associação incorporou o nome de guerra da charanga e passou ser conhecida como Atlética Insana nas competições esportivas e culturais entre os cursos de medicina em nível local, regional e nacional.

Histórico
 
Desde a fundação do grupo, foram criadas diversas formas de representação gráfica a partir de necessidades pontuais, que passaram a ser usadas sem padronização ou planejamento, o que tornou confuso o gerenciamento de suas aplicações. O recente aumento de seu escopo de atuação, juntamente com a formalização de seus processos administrativos fez com que a Atlética Insana sentisse a necessidade de reestruturar sua marca e padronizar um sistema de identidade visual coerente com seus objetivos.
Personalidade da marca

O primeiro passo do projeto foi a organização da arquitetura de marcas da instituição. A Atlética Insana passou a ser a marca-mãe do sistema, tendo o brasão esportivo diretamente subordinado a ela e a Bateria Insana como marca-irmã, com certo grau de autonomia. Junto à coordenação da Atlética, conduzimos o processo de estruturação da personalidade Insana a partir da definição de características reunidas em pilares e condensadas na essência da marca.
 
 
 
Identidade Visual
 
A partir daí pudemos iniciar a tradução visual destes conceitos buscando respeitar a iconografia já existente e fortemente associada à marca. O calango, animal-símbolo da Insana está presente nas marcas gráficas e nos demais elementos do sistema de identidade visual. A estrutura de escudo, com inspiração em marcas gráficas de equipes esportivas, e a exploração da dualidade das cores verde e azul formam a cara do grupo: um time de loucos pela UnB!
 
Maroto
 
Como é comum entre equipes esportivas, a Atlética Insana também possui o seu mascote. Personificação dos valores da marca, o Maroto é um calango simpático, cheio de energia, de bem com a vida e com um quê de louco e irreverente. O mascote aparece em quatro situações distintas, baseadas nos espectros de atuação da Atlética: levantando a bandeira e defendendo as cores da UnB, comandando a Bateria Insana, praticando esportes, ou curtindo as festas.
 
 
 
Livro da marca
 
Mais do que um manual de identidade visual, o livro da marca da Atlética Insada é o livro sagrado do grupo. Funcionando como a própria manifestação do espírito insano, ele apresenta de forma inspiracional aquilo que os torna realmente únicos!