Guilherme Martins Correa's profile

Análise tipológica arquitetônica – Usina do Piraí

projeto: Implementação de um parque turístico ambiental, junto à Usina do Piraí
ano:2022
autor: Guilherme Martins Correa
tipo: acadêmico (Trabalho Final de Graduação)
orientadora: Maria Cláudia Lorenzetti Correa
banca: Roberta Cristina Silva e Fabiano Teixeira dos Santos

Segundo o escritor Carlos Ficker, a Hidrelétrica do Piraí começa a ser construída em 1907, sendo concluída em 1908. Após a construção, em 1909, a usina recebe os primeiros maquinários vindos da Alemanha, dando início às operações da produção de energia em Joinville.
No livro “História de Joinville: Subsídios para a crônica da Colônia Dona Francisca”, Ficker cita que a edificação possuía 12 metros comprimento por 8 metros de largura, mas não esclarece se ela passa por ampliações no decorrer dos anos.
Infelizmente, o autor deste trabalho não teve acesso aos documentos necessários para apresentar com exatidão pontos da história e levantamento arquitetônico, em relação ao espaço e a edificação, como desenhos técnicos (plantas, cortes e fachadas), e documentos que comprovem a transição dos relatos históricos.
Para desenvolver as análises da Usina do Piraí, foi levantado material como fotos de visitantes que estiveram na área entre 2008 a 2019, vídeos de profissionais da área de comunicação e imagem publicados no YouTube, bem como relatos históricos contados em grupos on-line de preservação da memória de Joinville.
 A partir dessas informações, iniciou-se um trabalho de levantamento métrico, levando em conta a escala humana apresentada por Panero, na obra “Dimensionamento Humano para Espaços Interiores”.
Segundo o IPHAN, os mapas de danos são documentos gráficos que sintetizam informações a respeito do estado de conservação geral de um edifício pela representação das alterações sofridas por seus materiais e estruturas ao longo do tempo. O seu desenvolvimento consiste no registro criterioso das patologias e alterações pelos símbolos gráficos, com os quais se representam as diversas categorias e níveis de degradação identificados, constituindo-se em uma legitima e importante instância de diagnóstico dos bens culturais.
Análise tipológica arquitetônica – Usina do Piraí
Published:

Owner

Análise tipológica arquitetônica – Usina do Piraí

Published: