Dispositivo Móvel Ohno (BRA/JPN)
 
 
DISPOSITIVO MÓVEL se constitui como um espaço-instalação construído especialmente e que na sua configuração é ao mesmo tempo: arquivo, laboratório, ateliê, sala de aula, auditório, palco, cinema e galeria. Espaço vivo que estimule a descoberta e a investigação, e que tem como característica intrínseca a possibilidade de alterar suas configurações a partir do diálogo com os participantes e visitantes.  
O DISPOSITIVO MÓVEL OHNO é o primeiro dos dispositivos móveis criados e concretizou-se pela primeira vez na Bienal Sesc de Dança 2013, onde ficou instalado e aberto à experiência do público por toda a duração do evento. Em 2014, planejamos colocá-lo em circulação por diversas cidades do estado de São Paulo, assim como na capital. 
O DISPOSITIVO MÓVEL acontece a partir de alguns eixos-propulsores: documentação, descoberta, proposições e provocações. 
Eixos que se misturam e se concretizam em um espaço físico capaz de fazer com que seus objetos e conteúdos de seu acervo sejam vivenciados, assimilados e transformados pelas pessoas que ali entrarem, sejam elas espectadores ou convidados.
Documentação e descoberta pode ser considerado o eixo motor do DISPOSITIVO que se compõem dos itens do acervo e também de ferramentas para inventar e (re)construir o material que estará ali disponibilizado durante o período de permanência do DISPOSITIVO no espaço.
Este acervo é composto de documentos de várias espécies disponíveis sobre o assunto tais como:
• documentos originais (jornais, livros, fotos, cartazes, objetos, etc)
• vídeos e fotos (espetáculos, performances, etc)
• uma bibliografia vasta e especializada sobre o assunto, bem como acesso em determinados monitores a sites especializados no assunto.  
• artigos e “estudos de caso”, destaques especiais importantes, que serão traduzidos, publicados e disponibilizados ao público de uma forma simples, para a difusão/e propagação dos diferentes pontos de vista sobre a questão que naquele determinado DISPOSITIVO MÓVEL, ação e ocupação estará em foco. 
• disponibilizar entrevistas e outros materiais históricos, e coletar novo material que esteja acontecendo e que estejam diretamente relacionados com a questão daquele DISPOSITIVO. 
O principal objetivo deste DISPOSITIVO MÓVEL e da sua circulação por diferentes espaços e lugares, é apresentar percursos históricos e contemporâneos, colocando determinada informação (determinado recorte, olhar e ação) em circulação, abrindo espaço não só para o conhecimento e discussão da “cultura” em suas variadas formas de ação e concretização, mas também estimulando uma ideia diferenciada e atual do DISPOSITIVO MÓVEL e da história, não mais unívoca e imutável, mas disseminada, múltipla e em contínuo processo.
Dispositivo Móvel Ohno (BRA/JPN)
0
147
0
Published:

Dispositivo Móvel Ohno (BRA/JPN)

Itinerância
0
147
0
Published: