Rita Cardoso's profile

17º Festival Luso-brasileiro abre com filme nomeado

17º Festival Luso-brasileiro abre com filme nomeado para Óscares   

Esta edição concentra cineastas portugueses em Santa Maria da Feira, no auditório da Biblioteca Municipal. Em competição estão seis longas e vinte e oito curtas-metragens. O Festival promovido pelo Cineclube da Feira, a acontecer de 1 a 8 de Dezembro, é um espaço de eleição para um confronto amigável entre duas cinematografias unidas pela mesma língua. 

O filme brasileiro “Som ao redor” de Kleber Mendonça Filho, nomeado para a próxima edição dos Óscares em Hollywood na categoria de Melhor Filme Estrangeiro dá início ao espetáculo.    
O filme foi, ainda, incluído na lista dos 10 melhores do ano do jornal The New York Times ao lado de produções como Django de Quentin Tarantino e Lincoln de Steven Spielberg.  
Esta edição será transmitida sem projetor digital devido ao elevado custo do equipamento, algo que, segundo o diretor do Cineclube, Américo Santos, “nos impossibilita de disponibilizar um conjunto de ofertas que tínhamos planeado”.

Ainda assim, esta será uma edição diferente, direcionada para os cineastas portugueses, naquele que “é um gesto solidário para com o setor cinematográfico nacional, que atravessa uma crise preocupante” – reforça o diretor.
Para além de exibição das curtas e longas-metragens, haverá um espaço para debate da obra de Pedro Costa, um modelo iniciado no ano passado com a obra de João Salaviza.         

O festival deste ano pretende, desta forma, valorizar ao máximo uma clara aposta no cinema português. Os espetáculos serão dirigidos para vários públicos, sendo que uma parte do dia é composta por uma sessão infantil e uma sessão destinada ao público sénior, indicada para os respetivos perfis.
Tendo em conta a dimensão do festival, serão disponibilizadas três estreias mundiais com vista a promover e consolidar eventos desta génese. Os filmes são a longa-metragem “Lura”, de Luís Brás, e duas curtas-metragens, uma portuguesa e outra brasileira, o que prova que a importância do festival é dividida entre os dois países.      

O preço dos bilhetes diários rondará os quatro euros, sendo que um pack de dez ingressos ou o livre-trânsito têm o custo de vinte e trinta euros, respetivamente.
17º Festival Luso-brasileiro abre com filme nomeado
Published:

17º Festival Luso-brasileiro abre com filme nomeado

Notícia sobre o 17º Festival Luso-Brasileiro em Santa Maria da Feira

Published: