Karynna Luz's profile

CRÔNICA - CINTURA BAIXA

CRÔNICA - CINTURA BAIXA
Sucesso entre os Millennials anos atrás e controversa por natureza, o retorno da calça de cintura baixa vem ganhando manchetes nos veículos que acompanham as tendências de vestuário. Hit nos anos 2000, a peça divide opiniões e gera discussões nos debates sobre moda e também nas mesas de bar. Os adeptos defendem o estilo com unhas e dentes e os “haters” procuram a todo custo deixar clara sua antipatia. 

Ao escrever sobre a calça de cintura baixa os blogs, sites e revistas costumam citar as grandes personalidades que eram ou são referência no uso desse estilo e elas são, curiosamente ou não, todas mulheres brancas e extremamente magras. O que, no fim, pode ser visto como um gatilho e também como consequência das críticas do uso dessa peça por pessoas que não tem o corpo “ideal”. É um ciclo de repressão de corpos que se retroalimenta como uma máquina de reprodução de padrões.

Aliás, mesmo com as pessoas com corpos não-padrão aderindo a esse estilo, estas sofrem ataques baseados no argumento de que é uma moda para aqueles que têm um corpo que "combina". Chega a ser cômico! Até mesmo nas jogadas de marketing midiáticas para atingir um público mais amplo em seus conteúdos, os veículos continuam batendo na mesma tecla e apostando em referências com o mesmo padrão de gênero, corpo e cor de pele. É nítido para quem acompanha as tendências de moda o fato de que os hits de vestuário vêm e vão, mas continuam sendo intrinsecamente restritas àqueles que estão dentro do arquétipo corporal pregado socialmente como ideal e exclusivamente bonito.







CRÔNICA - CINTURA BAIXA
Published:

CRÔNICA - CINTURA BAIXA

Published:

Creative Fields