• Add to Collection
  • About

    About

    A Internet, uma plataforma de fácil acesso a diversos tipos de conteúdo e que estimula a extraí-los, remisturá-los e partilhar de novo na rede, e… Read More
    A Internet, uma plataforma de fácil acesso a diversos tipos de conteúdo e que estimula a extraí-los, remisturá-los e partilhar de novo na rede, encontra um obstáculo na manutenção desse paradigma. Trava-se agora uma batalha entre duas facções: os que defendem a continuidade de um sistema capitalista, barrando o acesso à inovação tecnológica e à cultura através de um controle "rígido" de acessos, e por outro lado os defensores de uma liberalização dos meios e que são contra a monopolização cultural. Os direitos de autor demasiado rígidos revelam ser mais prejudiciais do que benéficos para aquele que devia ser o seu propósito: a protecção da cultura. Trata-se de uma barreira à criatividade e à propagação da cultura. Será só benéfico, para a cultura, nas suas diversas vertentes, que o conteúdo da Internet esteja disponível de forma a estimular a criação de novos conteúdos num processo natural da cultura remix. Memetic Net é um projecto que pretende consciencializar e revelar esta problemática e apresentar algumas iniciativas que a minimizam e lutam pela liberalização da cultura e criatividade, em particular, no panorama nacional, a Creative Commons. Read Less
    Published:
: : Website (html, css, javascrip, processing) : :
: : Leaflet Flyer / Poster : : Video Advertising : :

A Internet, uma plataforma de fácil acesso a diversos tipos de conteúdo e que estimula a extraí-los, remisturá-los e partilhar de novo na rede, encontra um obstáculo na manutenção desse paradigma. Trava-se agora uma batalha entre duas facções: os que defendem a continuidade de um sistema capitalista, barrando o acesso à inovação tecnológica e à cultura através de um controle "rígido" de acessos, e por outro lado os defensores de uma liberalização dos meios e que são contra a monopolização cultural. Os direitos de autor demasiado rígidos revelam ser mais prejudiciais do que benéficos para aquele que devia ser o seu propósito: a protecção da cultura. Trata-se de uma barreira à criatividade e à propagação da cultura.
 
Será só benéfico, para a cultura, nas suas diversas vertentes, que o conteúdo da Internet esteja disponível de forma a estimular a criação de novos conteúdos num processo natural da cultura remix.
 
Memetic Net é um projecto que pretende consciencializar e revelar esta problemática e apresentar algumas iniciativas que a minimizam e lutam pela liberalização da cultura e criatividade, em particular, no panorama nacional, a Creative Commons.
 
—————————————————————————————————————
 
The Internet , a platform for easy access to different content types. It stimulates the extraction of the content and to remix it and share it again on the network. Now, the Internet as this free platform encounters an obstacle in maintaining this paradigm. Now rages a battle between two factions: those who defend the continuation of a capitalist system, barring access to technological innovation and culture through an "hard" access control, and on the other side, those who advocates a liberalization of media and that are against cultural monopolization. Hard and strict copyrights, reveals to be more harmful than beneficial to the one who should be its purpose: the protection of culture . This is a barrier to creativity and culture propagation.
 
It will only be beneficial for culture in its various forms, that Internet content is available to stimulate the creation of new content in a natural process of remix culture.
 
Memetic Net is a project that aims to raise awareness and reveal these problems and to present some initiatives that minimize and fight for the liberalization of culture and creativity. It is a project done with the collaboration of Creative Commons Portugal.