Guilherme Martins Correa's profile

TFG: Parque turístico ambiental na Usina do Piraí

projeto: Implementação de um parque turístico ambiental, junto à Usina do Piraí
ano:2022
autor: Guilherme Martins Correa
tipo: acadêmico (Trabalho Final de Graduação)
orientadora: Maria Cláudia Lorenzetti Correa
banca: Roberta Cristina Silva e Fabiano Teixeira dos Santos

A área para a realização da proposta, apresenta pontos importantes, que podem ser explorados turisticamente, como a Usina do Piraí, que é responsável pelo desenvolvimento industrial de Joinville, a partir de 1909, e que se mantém ativamente na produção de energia elétrica até os dias de hoje.
 
A paisagem natural presente na área chama atenção, possuindo uma mata nativa fechada, com várias espécies de animais, como o Tucano-de-bico-verde e o Tamanduá-mirim, a cachoeira Cascata Piraí, imponente aos pés da Serra do Mar, que deságua no Rio Piraí, uma Bacia Hidrográfica, que corta o terreno analisado.

Outro ponto importante é a paisagem cultural, na junção da hidrelétrica com a cachoeira e a mata nativa, que cria um cone visual e enquadramento, formando uma das paisagens mais bonitas e importantes do norte catarinense.

A ideia de revitalização da área apresenta pontos positivos ao turismo da região, como a valorização da Usina do Piraí, considerado patrimônio histórico, a educação ambiental, a produção de energia elétrica, e o bem-estar sensorial do espaço.

Além da positividade ao setor turístico, o espaço ganha visibilidade da população, instigando a curiosidade, resultando em investimentos e manutenção.

Dessa forma, este trabalho tem a proposta de um parque turístico ambiental, dando um suporte ao visitante, valorizando e respeitando a natureza e o patrimônio histórico local, e levando cultura e conhecimento educacional sobre nossa região rural.

Programas utilizados: Autocad / Sketchup / Photoshop / Illustrator / Indesign
TFG: Parque turístico ambiental na Usina do Piraí
Published:

Owner

TFG: Parque turístico ambiental na Usina do Piraí

Published: