"in motu"
// Ensaio de profundidade de campo

Photography //   MARGARIDA MAGALHÃES
Supervisor//   ELIAS MARQUES


PROJETO ACADÉMICO | 2021/2022

Karl von Drais, barão alemão, é considerado o pioneiro da bicicleta (1817). Já com cerca de 200 anos, este meio de transporte vem acompanhando diversas gerações, eras, histórias e pessoas. Estando diretamente associada ao movimento, a bicicleta traz consigo diversos sentimentos e emoções, tais como: a liberdade, a adrenalina, a tranquilidade, o sentir-se desafiado e entre outros.

Com isto, o projeto “in motu”, assenta-se na ideia de que, tal como o indivíduo que se faz mover, que se dá à descoberta e à aventura, este é acompanhado pela sua bicicleta. Apesar de ser um transporte simples e bastante comum, a bicicleta traz diferentes vivências para cada pessoa e, o facto de se manter assim, permite criar memórias únicas. Para além disto, a ação de a usar, pode emitir a ideia de se apreciar a própria companhia e o ambiente que a rodeia. 

As três fotografias foram capturadas em locais e ângulos diferentes para que fosse possível transmitir essa sensação de deslocação/movimento e descoberta. Para além disto, o facto de os planos em destaque serem diferentes - (1) pormenor, (2) geral, (3) médio - tem como objetivo demonstrar o campo de visão e o ato de observar da personagem. As tonalidades revelam-se algo quentes para que, como já dito anteriormente, existisse uma proximidade entre as três fotografias e fosse criada uma harmonia comum, gerada pela ação de andar de bicicleta.

in motu (latim) = em movimento


"in motu"
Published:

"in motu"

Published: