Dom Quixote, 400 anos Depois” foi uma exposição de artes plásticas realizada pela Escola Panamericana de Arte e Design sob a curadoria de Claudio Tozzi e Rubens Gerchman, e contou com trabalhos de trinta artistas plásticos brasileiros. A exposição fez parte de um conjunto de ações culturais realizadas pelos consulados da Espanha em todo mundo, com o objetivo de celebrar os 400 anos do “Cavaleiro da Triste Figura”. A ilustração Dom Quixote do Sertão foi selecionada entre os melhores trabalhos de alunos para compor a disputada exposição. Dom Quixote do Sertão é uma ilustração dos grandes desafios da aridez, e que apenas o sonhador possui a capacidade de colorir.
Busca de um sonho
O trabalho como designer começou muito cedo e no ambiente familiar, com 15 anos já fazia freelancer para arte finalização em projetos de embalagens. Nesse período, não trabalhava com computador, apenas papel vegetal, nanquim, letra set, réguas e curvas francesas, estiletes e filme de recorte. 

Pouco tempo depois meu irmão comprou um computador 486 com um scaner de mão, CorelDraw e PhotoShop instalados. Uma total revolução nas artes gráficas... O acesso a tecnologia facilitou a minha entrada em editoras, onde comecei a trabalhar com editoração eletrônica. Até os 21 anos trabalhei no Rio de Janeiro em agencias e editoras, e em 2003 uma editora especializada em publicações cientificas me convidou para trabalhar em São Paulo.

A escolha do projeto Dom Quixote para abrir este portfolio não foi aleatório, ele representa um momento muito importante de desenvolvimento profissional. Nesse período, decidi adiar a faculdade para cursar a Escola Panamericana de Arte e Design, foi uma grande experiência profissional aprender mais sobre design e conviver com verdadeiras lendas vivas da publicidade e marketing farmacêutico em SP.
Ars Cvrandi é uma tradicional revista médica brasileira e com link no mundo das artes plásticas, publicada pela Alamtec Ciência Médica Editorial. Sob o mote de “a arte de curar ganha novo significado” teve seu projeto editorial reformulado em 2004 quando firmou parceria com a American Academy of Family Physicians para distribuição em todo território nacional. Direcionada para médicos de família e com relevantes artigos e estudos de caso detalhados, teve como objetivo para o novo projeto gráfico renovar seus valores com o mundo das artes, valorizar a leitura através da diagramação, ilustrações, gráficos e algoritmos explicativos. Projeto gráfico de capa e miolo. 
Design Editorial
Ainda no Rio de Janeiro, trabalhei no ramo editorial da estética e de feiras, na AEdita Latina, editora que publica a centenária revista francessa Les Nouvelles Esthétiques e da americana YOU Brasil.

Em São Paulo trabalhei no ramo editorial científico, com a criação e design de diversos projetos gráficos de revistas, livros, separatas, algoritmos de conduta médica, ilustrações, entre muitos outros produtos gráficos.
O Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida é uma publicação da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida. É publicada pela AlamTec Ciência Médica Editorial, e direcionada para especialistas da área de reprodução assistida. O objetivo do projeto foi a reformulação da identidade visual e do projeto gráfico da revista, incluindo capa e miolo normatizado para indexação nos principais órgãos internacionais.
Design Digital
Ainda no Rio de Janeiro (1998) em uma editora que publicava o Guia Tele-Entrega, o primeiro guia especializado em delivery do RJ, tive a oportunidade de ver nascer um setor de desenvolvimento web dentro da editora. O dono da editora era um visionário, e entendeu que o o guia iria migrar completamente para a internet em poucos anos, por isso investiu tudo no desenvolvimento de um website, e com a internalização do sistema tive a oportunidade de começar a trabalhar com webdesign.

Infelizmente, nesse período vivíamos a bolha da internet, que estourou nos anos 2000 e quebrou a empresa. Mas o conhecimento que absorvi foi muito útil em São Paulo com projetos digitais.

Com a popularização da internet todas as revistas começaram a ser disponibilizadas em formato digital também. Procurei me especializar para trabalhar com o desenvolvimento front-end e back-end, programando e estruturando banco de dados.

Em 2012, depois de ter cursado design industrial no Centro Universitário Senac, ingressei na TheMediaGroup, uma agencia especializada em relatórios de sustentabilidade e de relacionamento com investidores, trabalhei exclusivamente com webdesign.
A Revista Panamericana de Lentes de Contato é uma publicação científica voltada para profissionais em contactologia, publicada pela Alamtec Ciência Médica Editorial. O projeto contou com o desenvolvimento da identidade visual, projeto gráfico editorial e web. O projeto gráfico atende normas para indexação nos principais órgãos internacionais, e o website possui elaborado sistema de estatísticas de acesso e download.
A Revista Brasileira de Oncologia Clinica é uma publicação da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. É publicada pela AlamTec Ciência Médica Editorial, e direcionada para especialistas da área de oncologia. O objetivo do projeto foi a reformulação da identidade visual e projeto gráfico da revista, incluindo capa e miolo normatizado para indexação nos principais órgãos internacionais.
A Bunge é uma empresa global de alimentos e agronegócios. O conceito de projeto foi realizado na TheMediaGroup e o objetivo foi formular uma nova proposta de design do site global.
O Dia Mundial da Filosofia é uma data comemorada no mundo todo e possui o apoio institucional da ONU entre outras organizações no Brasil. A Sábios Projetos coordenou o evento de comemoração no Brasil em 2009, e solicitou um hot site para publicar as atividades do evento na internet. O hot site contou com um gerenciador de conteúdo, o que possibilitou a coordenação publicar notícias e vídeos com total liberdade. O hot site recebeu mais de três mil visitas, e também deu suporte para a promoção de uma premiação de teses de filosofia, onde foi realizada a submissão e divulgação dos premiados.

Igarapé Caixão é uma comunidade quilombola que através da valorização e resgate da cultura local conseguiu gerar renda durante o período de entre safra do açaí. O projeto foi elaborado pela ArteSã Comunicação, que solicitou o desenvolvimento de um website com tecnologia flash/as2, o que permitiu a apresentação do projeto Igarapé Arte com animações e interatividade.
Zytiga é um produto farmacêutico indicado para o tratamento do câncer da próstata. O projeto foi desenvolvido na AlamTec Ciência Médica Editoral, e direcionado para o usuário sênior que normalmente possui dificuldades para a administração do medicamento. O projeto tem como objetivo orientar o paciente para o controle dos horários em que possuirá restrição alimentar e uso de medicação associada, evitando erros com cálculos desnecessários ao longo do dia.
Design Promocional e Institucional
Naturalmente, tive a oportunidade de trabalhar em muitos projetos promocionais. Principalmente, em projetos de marketing farmacêutico para produtos de grandes industrias do setor.

Também, tive a oportunidade de trabalhar com o desenvolvimento de marcas, para diversos segmentos de mercado. Da estruturação do percepção de valor (branding) até a criação e design, com manual e diversas aplicações de marca.  
A ZHQ Construção e Incorporação solicitou o projeto de identidade visual. O ponto de partida foi uma ampla pesquisa sobre as principais construtoras do pais, e avaliação do conceito por detrás da proposta de identidade visual das mesmas. O posicionamento da marca ZHQ partiu do usuário, e buscou uma linguagem gráfica e simbólica que estivesse diretamente associada a satisfação de possuir a casa própria. Entre os elementos simbólicos identificados a fita de inauguração reuniu um conjunto de valores importantes na concretização de um objetivo, e por isso foi incorporada na marca.
A Milord Farmacêutica passou por uma iniciativa de reestruturação organizacional após sua aquisição por outro grupo empresarial. No novo projeto de identidade visual a marca foi redesenhada para representar um coroa estilizada, orgânica e com tons mais claros. O projeto de identidade visual contemplou papelaria, embalagens, frota, uniformes e website.
Abelcet é um medicamento indicado para o tratamento das infecções fúngicas sistêmicas. A campanha promocional foi desenvolvida na Alamtec Ciência Médica Editorial para os Laboratórios Bagó, e público-alvo médicos especialistas. O objetivo gráfico da campanha foi induzir o médico a pensar diferente e de forma bem humorada, levando em consideração a documentação que apresenta o desempenho superior de Abelcet em relação a outros tratamentos. A campanha fez tanto sucesso que durou por dois anos consecutivos, e teve sua aplicação em diversos materiais promocionais.
Projeto promocional digital para o produto Trifamox, com foco em benefícios para o público infantil. Roteiro, storyboard, criação e design.
O Guia de Prescrição e Conduta em Oncologia é uma tradicional ferramenta de consulta para médicos sobre informações de substâncias e medicamentos, é publicada pela AlamTec Ciência Médica Editorial. O projeto consistiu no desenvolvimento de um novo projeto gráfico, incluindo capa e milo, e no desenvolvimento de uma versão digital da obra, em que um sistema de busca foi alocado dentro de um pen-drive. O projeto digital foi uma alternativa criativa para gerar mais valor para os anunciantes e reforçar o posicionamento de vanguarda da informação científica junto ao público alvo.
Projetos de produtos de pendrives utilizados em campanhas promocionais para divulgação de conteúdo científico. Foram desenvolvidos na AlamTec Ciência Médica Editorial para campanhas de marketing farmacêutico. Possuem um formato miniaturizado de produtos, com resultado criaram forte engajamento porque são muito divertidos, e sua utilidade como pendrive prolongaram o efeito das campanhas.
D(esign) Quixote
0
10
0
Published:
user's avatar
Raphael Cardoso Mota Pereira

D(esign) Quixote

0
10
0
Published: