Thais Santos's profile

Projeto Avaliativo - Jornalismo Online

Alunos de escolas técnicas saem às ruas para protestar.
Protesto contra a exclusividade da merenda aos alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM).

Quarta-feira, no dia 01 de junho de 2022, cerca de 120 alunos da Escola Técnica Estadual (ETEC) Getúlio Vargas saíram em protesto pela avenida Nazaré no bairro do Ipiranga em São Paulo, para protestar contra o Centro Paula Souza que é a instituição responsável pelo ensino técnico no Estado de São Paulo.
O Centro Paula Souza liberou o almoço apenas para alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM), deixando as demais modalidades de ensino apenas com a merenda seca (Bolacha e suco ou achocolatado) distribuída no intervalo dos períodos da manhã, tarde e noite. Estaria também com a intenção de fazer uma extinção deste mesmo método de ensino, ou seja, estaria tirando o almoço e o ETIM de todas as ETECS.
Revoltados com tais informações, os alunos quem tem por volta dos 15 aos 18 anos, se reuniram, fizeram cartazes e saíram às 7:00 da manhã andando pela avenida Nazaré em direção a estação Alto do Ipiranga, acompanhados da escolta policial e mesmo com o tempo chuvoso, seguiram dizendo em voz alta e em conjunto:
“Nas ruas, nas praças, quem disse que sumiu? Aqui está presente o movimento estudantil.”;
“Olaganá, assim não dá, sem a merenda eu não posso estudar.”;
“Trabalhador, olha “pra” cá, eu “tô” na rua pro seu filho estudar.”.
O movimentou comoveu os moradores do bairro que seguiram, filmaram os estudantes durante o percurso e exigiram um pronunciamento do Centro Paula Souza.
Por nota, o Centro Paula Souza informou que ainda estão oferecendo merenda seca aos estudantes (Bolachas e sucos) e que os alunos que estudam em Novo Técnico e Modular irão receber marmitex a partir do segundo semestre deste ano.
Os professores seguem tentando acalmar e informar corretamente os alunos sobre as mudanças decididas e os alunos seguem firmes na busca de seu direito a merenda, principalmente na hora do almoço.
Outras Escolas Técnicas Estaduais também saíram em protesto, como: a ETEC Zona Sul, que saiu dia 13 de maio de 2022; a ETEC de Taubaté, que saiu dia o3 de junho de 2022; a ETEC de Ourinhos, que  saiu dia 04 de junho de 2022.
Em março de 2022 os professores das Escolas Técnicas Estadual (ETEC) e da Faculdade te Tecnologia (FATEC),  também haviam entrado em protesto com o intuito de chamar a tenção da população para a busca por um plano de carreira, além de outras melhorias.​​​​​​​
Projeto Avaliativo - Jornalismo Online
Published:

Projeto Avaliativo - Jornalismo Online

Published: