Carolina Gomes da Silva's profileJuliana Vieira's profile

Piatra - conceito, naming, logo e id. visual


Um precioso mundo a ser revelado.

o que fizemos

– Conceito criativo
– Naming
– Logotipo
– Identidade e sistema visual
– Manual de identidade visual

o desafio

Criar um conceito de universo de marca, visual e de posicionamento disruptivos, para um segmento de negócio onde a consciência coletiva sobre o erotismo na internet é livre, sem educação, sem regras, sem profissionalismo,  sem dedicação e acima de tudo sem respeito.

Por se tratar de um serviço de camgirl, todo o estigma já vem com uma carga enorme de pré-conceitos (todos eles errados) sobre o negócio. Sobre a seriedade, profissionalismo, segurança e o respeito envolvido.

E nosso desafio estava ai! Com quebrar este paradigma e entregar valorização, realização profissional, seriedade e conquista.

a solução

Nossa solução foi entender todo o contexto que o Piatra queria entregar para o segmento e perceber que o foco do negócio não era a plataforma de camgirl: Mas as mulheres envolvidas. As profissionais que buscavam segurança, respeito e seriedade num trabalho que traga independência financeira e use o erotismo como um meio. Foi dai que a Piatra nasceu.


o naming

Piatra = Pedra, rocha – em romeno

Minúsculo precioso (ou gemstone, caro, raro) cristalizado, transparente, brilhante,  de grande valor, usado para fazer jóias e outros ornamentos.

No nosso entendimento, este nome passa sentimentos de força, solidez, resistência e ao mesmo tempo de luxo, sofisticação e elegância. Tem relação com os nomes dos quartos do studio que representam pedras preciosas e isso pode criar uma forte associação na comunicação e na identidade visual da empresa. 

Piatra Neamt é também uma cidade na Romênia o que, de certa forma, faz um link com um dos países mais fortes nesta área de atuação. 

Uma pedra pode ser bruta mas, após a lapidação,  pode se transformar em pedra preciosa. Refletindo, desta forma, o verdadeiro trabalho prestado pela empresa. O trabalho de assessoria, em diversos setores, para que as garotas possam ter desenvolvimento de carreira e conquista de objetivos. 

É um nome que exalta a feminilidade e a beleza. Uma pedra quando é preciosa é valorizada pela sua forma, seu brilho, sua perfeição. Uma substância milagrosa, que, na opinião dos alquimistas medievais, pode transformar todosos metais em ouro.


o design

Carregado de conceito e atributos de valor já criados para o nome, precisávamos achar uma forma de transmitir tudo o que ainda era intangível e sensível em visual. Formas, cores, texturas, traços, tipografias e muita técnica começam a ser testadas e combinadas para representar valores e impressões como: originalidade, seriedade, sofisticação, elegância, feminino, jovem, místico, poder, conquista, paixão, determinação e disciplina.


Nós optamos por cores diferentes e que carregam muito significado. A cor verde representa as energias da natureza, esperança, liberdade, perseverança, segurança, satisfação e fertilidade.
Também orgulho e superioridade.

O verde é considerada uma cor mais harmoniosa, que facilita desdobramentos com outras cores. Para compor com o verde, escolhemos o ocre escuro, trazendo o simbolismo do ouro e do luxo, junto com tons de marrom claro, para deixar a composição mais leve e combinar com as demais cores. 

Assim como a escolha da espessura dos traços, ilustrações, formas de uso, combinações de elementos, etc. Tudo é pensado e particular para o projeto.


Trabalho desenvolvido em 2021 na Peppers, Branding & Design.

Piatra - conceito, naming, logo e id. visual
Published:

Piatra - conceito, naming, logo e id. visual

Projeto de conceito, naming, logotipo, identidade e sistema visual

Published:

Creative Fields