Semana Santa. Manhã de quinta-feira. Você ouve o som de chocalhos. Pode até parecer, mas não é gado passando lá fora, na verdade algo sinistro se aproxima. Sempre acontece no inverno, quando a chuva pinta a caatinga de verde, as plantações frutificam os campos e agricultores celebram as vindouras colheitas. É nessa época que criaturas mascaradas aparecem para pedir um pouco do seu feijão maduro ou do milho verde recém-colhido. Preparem-se, os Caretas chegaram!

Esses Caretas saem a caminhar pelas redondezas pedindo de casa em casa, nas bodegas e mercearias. Por onde passam os cachorros enlouquecem e querem atacá-los, mas com o estalar de seus chicotes afugentam todos. São uma visão perturbadora a muitas crianças que correm de medo para se esconder.

Eles aparecem transvestidos e fazendo uma voz alterada, assim ninguém descobre quem está por baixo daquela vestimenta bizarra. Ao vê-los sentimos um misto de medo e curiosidade, sensação típica de quem assiste a um filme de terror, onde sagrado e profano se misturam nessa fascinante manifestação folclórica.

Você já se deparou com essas diabruras?
Na sua cidade tem algo parecido com isso?
Por que esse evento que já foi algo tão precioso está acabando?

Esse projeto de ilustração tem o propósito de resgatar esse traço cultural que hoje vive somente em sobras de lembranças desvanecidas.
Acervo pessoal (Abril de 2022)
DESIGN DE PERSONAGENS
CORES
Acervo pessoal (Abril de 2022)
ILUSTRAÇÕES
ESTAMPA
PRINTS
ADESIVOS
Se tiver interesse pode acompanhar o lançamento das minhas artes no Instagram:

OBRIGADO!
CARETAS
Published:

Owner

CARETAS

Published: