Dicas de Saúde: O que fazer para melhorar sua qualidade de vida

Viver bem, com bem-estar e saúde não é tão difícil assim. Mesmo com nossa rotina corrida é possível tomar atitudes para que seu corpo e sua mente estejam sempre bem 
 Viver de uma forma saudável traz diversos benefícios, como a melhora na expectativa de vida, aumento da autoestima, controle do peso, diminui o estresse e muito mais. Nesse artigo vamos dar algumas dicas de saúde para você chegar nesses objetivos.

Tomar cuidados com a saúde é um hábito que vem crescendo cada vez mais entre a população mundial, graças ao acesso às informações e a percepção de que se você não se cuidar, mais tarde o seu corpo irá cobrar, e irá cobrar caro!

Hoje em dia as pessoas têm consciência que, caso não tomem atitudes que busquem a melhora da saúde física e mental, sofrerão as consequências.

Para algumas pessoas, tomar essas atitudes não é fácil, pois nem todo mundo tem a força de vontade e a perseverança que os cuidados com a saúde exigem. Afinal de contas, nem sempre os cuidados são prazerosos.

Mas não se preocupe, a seguir vamos dar algumas dicas de saúde que são atitudes simples de serem tomadas e que farão uma grande diferença na sua vida 
Dicas de saúde para se viver melhor

Adotar hábitos saudáveis reflete diretamente em nossa vida, pois consequentemente conseguiremos ter mais energia, disposição, maior imunidade contra doenças, maior longevidade e uma saúde mental equilibrada.

Mas afinal, o que devemos fazer para ter uma vida saudável?
Faça uma dieta balanceada

Fazer dieta nem sempre quer dizer que você deve deixar de comer doces, frituras e alimentos gordurosos. Claro que você deve evitar o consumo frequente desse tipo de comida, mas não se prive de suas vontades de vez em quando. 

Procure por comidas mais saudáveis, como verduras, legumes, carnes magras, frutas, mas não deixe de fugir dessa rotina esporadicamente. 

Consulte um nutricionista e veja uma dieta balanceada que não te faça perder o prazer degustativo na hora das refeições, mas que traga benefícios à sua saúde. 


Planeje as refeições 

Sabemos que atualmente o tempo é um dos bens mais preciosos do ser humano, devido a rotina corrida de trabalho, estudo e obrigações do nosso dia a dia. 

Para que você não perca muito tempo planejando o que vai comer, procure fazer o cardápio da semana nos seus dias de folga.

Assim você terá tempo suficiente para comprar o necessário para as refeições e até adiantar o preparo de alguns itens. 

Com isso você não terá que se preocupar com o preparo e terá mais tempo para suas obrigações diárias ou para o lazer.
Não fique muito tempo sem comer

Evite ficar muitas horas em jejum, sempre leve consigo alguns alimentos que você consiga comer a qualquer hora e de forma mais breve, como frutas ,snacks e barras de cereais. 

Além disso, não deixe de comer uma das refeições mais importantes do nosso cotidiano, o café da manhã! É a primeira refeição do dia depois do período mais longo de jejum, que é a hora do sono. 

Com a ingestão controlada de alimentos, pelo menos de 3 em 3 horas, nós repomos as energias necessárias para o nosso corpo desenvolver as atividades. 
Procure dormir no mesmo horário

Ao dormir diariamente no mesmo horário, você contribui para ter horas de sono mais tranquilas e constantes, além de condicionar o seu corpo a relaxar e se preparar para o momento.

O hábito  colabora também para evitar insônias e dificuldades para dormir. 

Para relaxar e facilitar o processo, procure tomar chás com efeitos calmantes antes de se deitar. 

Outra dica importante, evite ficar muito tempo no celular, computador ou tv, nos momentos que precedem sua hora de dormir.
Faça atividades físicas

Comprovadamente ter o hábito de fazer atividades físicas regulares melhoram a imunidade, o bem estar, a disposição, o preparo físico e a auto estima.

Fazer exercícios não quer dizer necessariamente que você tem que se matricular na academia. Existem hábitos como caminhar, praticar yoga, ou mesmo simples exercícios que você pode fazer em casa que auxiliam e muito na melhora da sua saúde. 

Procure um médico, veja quais atividades físicas são indicadas para você, e deixe a preguiça de lado!
Faça pausas e alongamentos

Durante sua rotina de trabalho ou mesmo durante outras tarefas diárias, procure fazer pausas sempre que possível.

Essa pausa irá colaborar com a sua saúde mental, deixando um pouco de lado as tarefas muitas vezes estressantes do nosso dia a dia.

O momento pode servir também para o relaxamento dos nossos músculos. Faça alongamentos e exercícios laborais, que deixam nosso corpo mais relaxado e pronto para retomar as atividades. 
Aproveite suas horas de lazer e Descanso

As pessoas não podem viver apenas de trabalho e obrigações! Portanto, procure ter e aproveitar suas horas de descanso e lazer.

Faça passeios com a família e amigos, procure realizar seus hobbies favoritos ( ou procure por novos), viaje, leia um livro, não deixe de desfrutar e valorizar seus momentos fora do ambiente estressante do trabalho, estudo ou das rotinas domésticas. 

Ao aproveitar suas horas de lazer e descanso, seu corpo e mente estarão revigorados para encarar novamente os compromissos da semana!
Conclusão

Nesse texto vimos que é possível viver de forma saudável, tomando “pequenas grandes atitudes”. Não se acomode pensando que tomar conta da saúde é algo complicado e difícil de ser atingido.

Procure por orientação médica e faça exames regulares para saber como anda sua saúde!

Para saber mais dicas de saúde e para informações sobre os exames médicos que devem ser realizados regularmente, entre em contato com a Clínica Fortrab


Dicas de Saúde
Published:

Owner

Dicas de Saúde

Published: