Blendda Corrêa's profile

Videoclipe Monção | Direção, Argumento e Edição



[Vencedor do prêmio da categoria "Melhor Videoclipe" do XVI Cinefest Gato Preto]

“Monção” é um fenômeno atmosférico que muda de direção e contradiz suas consequências de acordo com a estação do ano: por onde sopram, intercalam chuvas intensas e verões úmidos com secas rigorosas no inverno. Nesta canção, a artista escolheu a leveza instrumental para equilibrar as reflexões inerentes aos mistérios da intimidade, as conexões viscerais que concebem a perspectiva humana de pertencimento. 

Com analogia ao amor, é oscilação entre tempestade e calmaria, já que sua intensidade é decisiva: pode resultar tanto em boas colheitas quanto provocar grandes inundações. Metaforizando também a inquietação da paixão, a canção se apropria do nome dado a esses ventos pra ilustrá-la como o sentimento volátil que é: um agente ingovernável que arrasta, modifica e bagunça tudo ao redor. Pode ser simultaneamente catártico e catastrófico, mas também elemento vital para que as raízes do amor subsistam ao serem regadas na fração em que estão preparadas para receber.

No clipe, a figura da cantora aparece de forma alegórica: uma entidade que rege a natureza como materialização do amor, que ao mesmo tempo é uma extensão de si. O figurino reforça a atmosfera etérea, que contrasta e coexiste com a simplicidade dos pés no chão, simbolizando a relação sagrada com o solo e tudo que dele floresce — sua coroa de folhagem é um exemplo disso. O conceito estético buscou transmitir uma leveza quase que onírica porém não intangível, equilibrando de forma que a personagem simultaneamente fosse simples, quase campesina. Há flashes
em todo o vídeo em que a artista aparece mergulhando: até que no final ela definitivamente se despe da linguagem “divindade” e se humaniza definitivamente ao se permitir ser submersa pelo elemento água, como representação do transbordar do amor em sua forma profunda.

Em 2020, o Monção foi projeto audiovisual vencedor da categoria "Melhor Videoclipe" do XVI Cinefest Gato Preto, uma mostra de curta-metragens realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, que fomenta a produção de vídeo no Vale do Paraíba e contribui com diversas ações para a valorização do cinema nacional. 





FICHA TÉCNICA

Direção e Argumento: Blendda Corrêa
Direção de Fotografia e Still: Arthur Damasceno
Câmera: Igor Jones
Edição, Cor e Finalização: Blendda Corrêa
Assistentes de Set: Raynan Aguilar e Vinicio Soares
Maquiagem: Suzana Gonçalves
Figurino e Adereços: Blendda Corrêa
Costureira: Nina
________

Letra e Música: Mariana Soares
Direção Musical e Arranjos: Blendda Corrêa e Mariana Soares

Baixo: Pedro Corrêa
Bateria e Percussão: Leonardo Peixoto
Guitarras: Matheus Freitas
Teclados: Mariana Soares e Felipe Andrade
Violões: Charles Batista

Pré Produção Musical: Leonardo Peixoto
Mixagem e Masterização: Maycon Pessanha (MP Estúdio)



Videoclipe Monção | Direção, Argumento e Edição
Published:

Videoclipe Monção | Direção, Argumento e Edição

Published: