SiNUS 2013 – Simulação das Nações Unidas para Secundaristas
 
 
A SiNUS − Simulação das Nações Unidas para Secundaristas é um projeto pedagógico, coordenado pelos alunos do Instituto de Relações Internacionais da UnB. O evento ocorre anualmente em Brasília desde 2002, e conta com a participação de alunos de ensino médio de todo o Brasil. Ficamos responsáveis pela elaboração da identidade visual e de alguns materiais gráficos desta edição, que foi realizada entre os dias 27 e 31 de março de 2013.
 
 
Assinatura gráfica

Tradicionalmente, a mudança no visual de cada edição está ligada ao tema que norteia as atividades do evento. Isso se reflete na adição de elementos gráficos à assinatura base. Para a edição de 2013, propusemos como símbolo a imagem de uma rosa dos ventos que aponta os diversos caminhos trilhados a partir da SiNUS, de maneira a representar o tema Trilhando Caminhos para a Dignidade Humana. Além da construção deste símbolo, realizamos alguns ajustes técnicos no logotipo do evento. A reformulação dos espaçamentos e a mudança no desenho dos caracteres deixou o logotipo mais homogêneo sem alterar as suas características principais de estrutura geométrica e proporção condensada. Desta forma, a identidade com as edições anteriores foi mantida.
Assinatura do evento nos anos de 2011, 2012 e 2013:
Materiais gráficos

Uma vez construídos a assinatura, desdobramos o sistema de identidade visual e criamos as primeiras peças de divulgação do evento: o cartão de visita e o portfolio. Estes materiais têm o objetivo de apresentar a SiNUS a prováveis parceiros e apoiadores.
 
 
 
Livro de artigos

Há alguns anos, a SiNUS promove o lançamento de um livro cujos artigos são produzidos pelos universitários voluntários na organização do evento. O desenvolvimento do projeto gráfico e da diagramação do livro desta edição, Indivíduo, Sociedade e Autonomia: Caminhos para a Dignidade Humana, ficou a nosso cargo. Os artigos contidos neste livro estão relacionados à temática da edição, e servem de guia de estudos para os participantes do evento e também como material de referência para interessados no assunto.