OPSAN
 
 
O Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN/UnB) foi criado em 2003 na Universidade de Brasília. Seu papel é fazer a ponte entre o governo, a sociedade e o meio acadêmico na discussão, disseminação e promoção do conhecimento e de políticas públicas para a garantia da segurança alimentar e nutricional no Brasil. A revitalização da assinatura, acompanhada da padronização do sistema de identidade visual, marca os 10 anos de existência do Observatório, reforçando sua imagem nas ações cada vez mais abrangentes que desempenha.
 
Assinatura Gráfica

Durante o processo optamos por preservar as cores e a ideia base da assinatura original, mantendo os fortes vínculos já criados com a equipe e os parceiros do Observatório. Trabalhamos o símbolo tornando presentes os traços que antes eram apenas sugeridos. Desta forma, buscamos reforçar a ambiguidade, proposta em sua primeira versão, entre o olho humano (representando o observatório) e o prato de comida (que traça o paralelo com sua área de atuação). Além disso, consolidamos o acrônimo OPSAN, que já era amplamente utilizado, acrescentando-o à assinatura.
 
Material gráfico
 
O sistema de identidade visual tem foco no papel de elo de ligação que o OPSAN desempenha, evidenciado no uso da dupla de cores e na aplicação da marca gráfica em partes separadas na frente e no verso dos itens de papelaria, que se completam quando unidos.