Madame Grès
Autodidata. Habilidosa. Dedicada. Simples. Nasceu em 1903 em Paris na França. Madame Grès, também conhecida como Alix Barton, esculpia o tecido ao redor do corpo. Por meio de drapeados e pregas, a artista devolvia vida às deidades e beldades da Grécia antiga. Extremamente discreta e reclusa, suas criações falavam por si sobre beleza, graciosidade e fluidez.
Elsa Schiaparelli
Surrealista. Ousada. Peculiar. Confiante. Nasceu em 1890 em Roma na Itália. Em 1927 inaugurou seu ateliê em Paris, onde pôde criar com pensadores surrealistas como Salvador Dali e Jean Cocteau, buscando inspiração nas artes modernas. Suas peças de tridimensionalidade reforçada causaram choque e admiração ao público.
Madeleine Vionnet
Precisa. Refinada. Elegante. Revolucionária. Nasceu em 1876 em Chilleurs-aux-Bois na França. As criações de Madeleine endereçam o protagonismo para quem as usa, seja por meio da escolha de tecido, seja por meio da escolha de corte no viés, ou pela precisão de seus acabamentos. Vionnet, também aboliu o uso dos espartilhos, pois seu objetivo era dar ênfase ao corpo natural e à silhueta feminina.
Mariano Fortuny
Pintor. Artista. Criativo. Inovador. Nasceu em 1877 em Granada na Espanha. Assim como seu pai, Mariano também era um pintor exímio. Como artista, experimentava diferentes técnicas de superfície e tratamento nos tecidos. O vestido de Delfos, é sua obra mais valorosa na história da moda, feito de seda com pregas finas, costurado à mão, é prático e de estética única.
Madame Paquin
Inteligente. Visionária. Perspicaz. Sofisticada. Nasceu em 1869 em Saint-Denis na França. Jeanne Beckers, também conhecida como Madame Paquin criou seu legado acrescentando bordados rebuscados e influências do art deco em peças vitorianas. Jeanne se apresentava para o público ao lado das modelos, usando suas criações, o impacto causado nas ruas de Paris funcionou a favor de seu negócio.
Paul Poiret
Excêntrico. Orgulhoso. Modernista. Erudito. Nasceu em 1879 em Paris na França. Desde jovem já era considerado um prodígio no mundo da moda, abrindo sua própria Maison aos 24 anos. Seus figurinos célebres do ballet russo seguiram a onda transgressora, marcada pelo abandono do espartilho, devolvendo mobilidade e conforto ao figurino feminino. 
Jeanne Lanvin
Extravagante. Romântica. Determinada. Feminina. Nasceu em 1867 em Paris na França. Jeanne já confeccionava chapéus, quando se tornou mãe, e então, começou a projetar roupas para sua filha, Marguerite. As criações que se destacam, no entanto, são os vestidos de festa, bastante femininos, dramáticos e glamurosos. Tornou certo tom de azul, conhecido internacionalmente como “azul Lanvin”.
Cristóbal Balenciaga
Perfeccionista. Intrigante. Distinto. Confiante. Nasceu em 1895 em Getaria na Espanha. Desenvolveu precocemente seus talentos na costura e na alfaiataria. O costureiro dava grande valor a cultura espanhola e encontrava na pintura uma fonte muito rica de inspiração. Suas formas e estruturas são de altíssimo grau técnico, as peças exclusivas, eram sinônimo de luxo.
Jean Patou
Jovial. Carismático. Atual. Aventureiro. Nasceu em 1887 em Normandia na França. Patou foi o “pai” das roupas esportivas femininas. A saia de tênis, usada por Suzanne Lenglen, se tornou uniforme básico no esporte. Peça atemporal, modelo de referência até hoje na vestimenta do tênis. Em 1929, Patou lançou seu perfume “Joy”, propondo “alegria” ao público abalado pela crise da bolsa, a fragrância fez enorme sucesso.
Gabrielle Bonheur Chanel
Determinada. Independente. Ambiciosa. Talentosa. Nasceu em 1883 em Saumur na França. A costureira começou fabricando chapéus em seu apartamento até abrir sua primeira boutique em 1910. Se destacou por usar peças de modelagens masculinizadas, ampliando o guarda-roupa feminino. Seu olhar perspicaz representava mulheres à frente da sua época.
Zine
Published:

Owner

Zine

Published: