Ana Moura's profile

A primeira moradia independente do Brasil

No dia Internacional da Pessoa com Deficiência celebramos a vida adulta emancipada.

A saída da casa dos pais é um momento em que todos nós começamos a viver a transição para a vida adulta, com desafios, escolhas, autoconhecimento, descobertas, erros e acertos. E é nesse momento que mais desenvolvemos nossas habilidades de autonomia e independência e vislumbramos futuros possíveis.

Passamos a decidir o que comer, vestir, e tomar decisões. De decidir o que se quer e como se quer. Decidir sobre coisas que afetam a nossa vida, a nossa casa, o nosso trabalho, a nossa cidade, o nosso estado, país e o mundo. 

É ter conhecimento de nossos direitos e responsabilidades. De ter voz ativa para determinar nossas escolhas. É receber os mesmos direitos e oportunidades. 

Cada um tem a sua voz e precisa ser respeitado sobre suas escolhas sobre a própria vida. Nós somos únicos e ocupamos espaços. 

A moradia independente para pessoas com deficiência é possível e 5 adultos pioneiros já vivem essa realidade no Brasil. São eles: Eduardo Linhares, Juliana Bolshaw, Manuela Araújo, Nicolas Muñoz e Pedro Baião.
Ficha técnica
Captação de imagens: Vantoen Pereira Jr
Direção e coordenação de edição: Vantoen Pereira Jr 
Edição: Ana Moura 
Foto: Xande Campbell 
Vozes: Juliana Bolshaw e Eduardo Linhares 
Colaboração Ana Maria Machado Sabrina Serafim 
Coordenação geral: Flávia Poppe 
Realização Instituto JNG https://www.institutojng.org.br/
A primeira moradia independente do Brasil
Published:

Owner

Project Made For

A primeira moradia independente do Brasil

O Instituto JNG atua em prol da autonomia e independência de adultos com deficiência intelectual, com foco em moradias independentes. No dia Int Read More

Published: