CECLIMAR 
Centro de Estudos
Costeiros, 
Limnológicos e 
Marinhos
Ampliação e Aprimoramento do Espaço

    O presente trabalho trata-se de uma pesquisa desenvolvida na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso 1 (TCC1), da Universidade Feevale, curso de Arquitetura e Urbanismo, no ano de 2021, primeiro semestre. Tal disciplina destina-se à coleta de informações e dados para produção de projeto Arquitetônico, que será desenvolvido no segundo semestre de 2021. O tema desta pesquisa é a reformulação e ampliação da estrutura do CECLIMAR - Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos localizado em Imbé.  
     Em um primeiro momento, será tratado acerca da relevância de centros de educação, cuidado e estudos de vida marinha e costeira, no Brasil e no mundo. Será apresentado o CECLIMAR, a sua estrutura e a função desse espaço no litoral norte do Rio Grande do Sul, sua relevância e impacto na sociedade, meio científico e possibilidades de ampliação de sua atuação, bem como o aprimoramento de sua estrutura, através de novos espaços. Em consulta com pesquisadores, funcionários e frequentadores, será buscado a precisão no atendimento das necessidades do ponto de vista arquitetônico. A proposta arquitetônica  e de ocupação dos espaços terá como incumbência agregar as atividades já existentes no centro e abrigar novas funções e eventos. Tais eventos  de sensibilização e orientação à população acerca de temas de sustentabilidade serão incentivados nesse espaço, para que haja difusão de conhecimento e cultura acerca da fauna e flora da região litorânea do estado do Rio Grande do Sul.
     Esta pesquisa se desenvolverá com a intenção de compilar informações acerca do tema e de sua relevância, apresentando os trabalhos desenvolvidos nesse espaço e o seu impacto na sociedade e meio científico. Apresentará a sua função social e científica em relação à centros similares e os seus devidos impactos positivos. Em seguida trará a metodologia que será utilizada na produção de dados, analisará projetos referenciais e se aproximará de seus acertos. 
    Em um segundo momento de pesquisa, será apresentado o lote e o seu entorno, trazendo o contexto em que o CECLIMAR está situado, os impactos e contribuições atuais desse Centro para a comunidade, as relações com a cidade de Imbé e as cidades vizinhas. Será desenvolvido análises climáticas, de circulação e outros, a fim de criar diretrizes, direcionamentos e delimitações de projeto.
Com o produto dessas inquirições, foram traçados possíveis inserções de novos espaços, aprimoramento de estruturas já existentes e/ou aumento das mesmas, disposições e propostas de ocupações, bem como as suas volumetrias.
     Na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso 2 (TCC2), que acontecerá no segundo semestre de 2021, acontecerá a elaboração prática e projetual do repertório e embasamento desenvolvido
nesta pesquisa. 
CECLIMAR
Published:

CECLIMAR

Published: