Guilherme Giorgi's profile

Mais que torcedores, criadores de conteúdo

Mais que torcedores, criadores de conteúdo
Por Guilherme Giorgi

Foi-se o tempo em que os torcedores tinham só a função de torcer pelo seu clube. Nos dias de hoje, com a internet e redes sociais atingindo a todos, os torcedores passaram simplesmente de consumidores de jogos e programas. Agora, eles também são retransmissores de informações e criadores de conteúdos voltados ao seu clube de coração.
Nos dias atuais, vários clubes europeus têm contas em várias línguas, inclusive o português, especialmente no Twitter, onde postam informações oficiais, vídeos e criam interações com seus torcedores.
Mas os torcedores vêm também se juntando e criando perfis e sites voltados a repassar esses conteúdos, como podcasts, lives, textos, sendo também emissores e não só receptores de conteúdo. Assim nasceu o MUFC BR, site e perfil no Twitter de torcedores brasileiros do Manchester United- ING.
Em entrevista com a equipe do MUFC BR, eles explicam desde a origem até como analisam o clube nessa temporada, onde o clube repatriou o ídolo Cristiano Ronaldo.

Futebol Business: Quando tiveram a ideia de começar a ter um site especializado no Manchester United? Qual foi o objetivo de vocês ao criá-lo?
MUFC BR: No começo do ano de 2010, quando o Anderson dos Santos, durante uma visita a uma loja de material esportivo, acabou se deparando com uma bola com as cores e escudo do Manchester United. De tanto admirar a bola e perceber que muitas pessoas, assim como ele, conheciam o Manchester United, mas poucos conheciam sobre a história do clube, poderiam existir inúmeros brasileiros na mesma situação, torcendo por um clube estrangeiro sem saber sobre sua história e/ou com poucas notícias atuais sobre o clube. Então decidiu criar um site que pudesse ser referência em dados históricos e notícias sobre o Manchester United.

FB: De onde vocês tiram as informações, acaba sendo difícil achar ou hoje com a internet e acesso aos sites ingleses é tudo mais simples?
MUFC BR: Temos uma lista com sites ingleses de confiança, mas contamos com notícias de jornalistas ingleses e europeus que divulgam no Twitter. Os sites ingleses e perfis confiáveis no Twitter são nossas principais fontes.

FB: Hoje se tornou comum os times europeus criarem contas em português, além de várias páginas de torcedores que acompanham os clubes ao redor do mundo. Como avaliam esse novo processo de aproximação e aumento de torcida com os torcedores brasileiros?
MUFC BR: Consideramos como algo normal e consideramos estranho quando um clube não possuiu um perfil em português. Cobramos para que o Manchester United possua uma conta em português. Atualmente, o clube conta com dois brasileiros e três portugueses no elenco e o jogador de mais nome é português (Cristiano Ronaldo). O clube precisa se aproximar, principalmente, dos brasileiros. A torcida é enorme no Brasil.

FB: Pensam que chegará um momento que os times europeus serão a preferência em torcida em relação aos times daqui do Brasil?
MUFC BR: Vai depender do nível dos clubes brasileiros no futuro. O acesso aos jogos dos times europeus é muito mais fácil, os jogos eletrônicos também aproximam os brasileiros aos clubes europeus, que reúnem os melhores jogadores do mundo.

FB: Desde a saída de Ferguson, o United tem oscilado nas temporadas, conquistando menos títulos e até ficando fora de Champions. Como avaliam essa última década do clube?
MUFC BR: O clube perdeu uma referência na parte técnica e organizacional do clube, uma vez que o Ferguson também era responsável por definir as contratações. Com a saída dele, o clube passou a errar com a parte técnica, Moyes não era o nome ideal para substituir o Ferguson, Van Gaal e Mourinho passavam a imagem que estavam acima dos clubes e perderam os elencos. Além dos fatos anteriores, o clube negociou errado e montou elencos abaixo do nível para disputar a Premier League, apesar de ter conquistado uma Europa League, FA Cup e Copa da Liga.

FB: Ao mesmo tempo, houve uma evolução muito grande do City, grande rival, e do Liverpool nós últimos anos, outro rival histórico. Isso incomodou mais a torcida nesse período?  
MUFC BR: Sempre tem um incomodo quando um rival é campeão, porém é pior quando você percebe que seu clube parou no tempo e passa a ficar para trás na busca por grandes títulos. O fato da família Glazer não investir e ainda tirar dinheiro do clube foi o que mais incomodou.

FB: Ao mesmo tempo em que se via muita capacidade financeira para investir, a família Glazer segurou a grana em alguns momentos, mas também houve o resgate da formação de jogadores da base, como Rashford, Lingard, McTominay.  
MUFC BR: O Manchester United possui um histórico de utilizar jogadores da base. Ininterruptamente, desde 1937, o clube relaciona jogadores da base. O Rashford e McTominay são jogadores da base com grande importância para o time principal, o Lingard vai completar 29 anos e nunca passou de ser um jogador médio, seu rendimento no clube está muito longe do que o clube precisa, então está longe de ser importante.

FB: E nessa temporada, talvez United e PSG tenham feito as melhores contratações da janela. Chegam Varane, Sancho e especialmente o retorno no fim da janela de Cristiano Ronaldo. Como avaliam que o time fica agora? Há alguma carência ainda?
MUFC BR: A renovação do elenco começou na temporada 2019/2020, quando o Solskjaer foi efetivado no cargo. Na temporada seguinte fez contratações que reforçaram ainda mais a equipe. As contratações para a atual temporada foram para posições específicas, que precisavam de jogadores que chegassem para deixar o elenco ainda mais forte. A chegada do Cristiano Ronaldo não era esperada e elevou ainda mais o ataque red devil. Possuímos um ótimo elenco titular, porém, é preciso reforçar as opções de volantes e o banco de reservas, uma vez que possuímos alguns jogadores que estão fazendo hora extra no clube, como Jones, Matic, Mata, Lingard e Martial

FB: E quais as expectativas para essa temporada, acham que dá para conquistar títulos, ou ainda é um time em montagem, tendo que ter paciência com Solskjaer? Acham que ele fica mais pressionado no cargo?
MUFC BR: As expectativas são para que o clube conquiste no mínimo um título, seja lá qual for. Solskjaer já possui um forte elenco e tem um time-base muito sólido, então a parte da paciência já passou. É preciso que o time apresente um desempenho superior às duas temporadas anteriores. Treinar o Manchester United sempre será motivo para estar pressionado, ainda mais quando o clube gasta muito para deixar o elenco o mais forte possível.

Mais que torcedores, criadores de conteúdo
Published:

Mais que torcedores, criadores de conteúdo

Published:

Creative Fields