Fernanda Carmone's profile

Marketing de Conteúdo para Empresas

Como otimizar os resultados de sua empresa com Marketing de Conteúdo

Sabemos da importância das empresas marcarem sua presença no universo digital. Já dizia aquele velho ditado: Quem não é visto, não é lembrado! Afinal, não adianta sua marca ter um bom produto e um bom preço, se o público não sabe de sua existência.

O Marketing de Conteúdo surgiu para facilitar isso. Ele é uma das principais formas das empresas (virtuais ou não) se comunicarem com o público de forma fácil, direta e personalizada. Tem como objetivo aumentar a visibilidade do seu negócio e atrair clientes por meio da criação de conteúdo relevante.

Dito isso, irei apresentar 4 estratégias de conteúdo para otimizar os resultados de sua empresa:

1. Inbound Marketing

Para falarmos sobre Marketing de Conteúdo devemos falar de Inbound Marketing. Diferentemente do tradicional — chamado de Outbound Marketing — onde a empresa vai atrás do cliente, o inbound é um conjunto de estratégias voltado para um público-alvo específico, que visa atrair e converter clientes através de conteúdo significativo.

Seu objetivo é atrair o público de forma sutil. Para conseguir fazer isso, o Inbound se baseia em quatro pilares:

- Atrair: ele tem como objetivo transformar um público desconhecido em visitantes ativos, através de conteúdo relevante.
- Converter: esse pilar está voltado para a conversão dos visitantes ativos em leads, por meio de cadastros, formulários etc. Aqui o cliente deixa seu nome e informações de contato para ficar por dentro das novidades da sua empresa.
- Fechar: nesse ponto o lead já está interessado no produto/serviço. Está na hora de fechar a venda e transformá-lo em um cliente.
-Encantar: a relação entre empresa e cliente não termina no momento da compra. Agora você deve converter esse cliente em freguês. Encante o seu cliente com uma experiência positiva e atendimento diferenciado!

2. Defina uma persona

A persona representa um personagem fictício do seu cliente ideal. Ela é baseada em informações reais sobre a sua empresa. Ela não deve ser confundida com público-alvo, que apresenta dados de forma mais ampla e geral, como estado civil, gênero e idade. A persona possui características mais específicas, criando uma conexão entre a empresa e cliente.

Além das informações sociodemográficas que já constam no público-alvo, cria-se uma persona com algumas das seguintes informações:

- Nome fictício, para criar uma conexão;
- Personalidade;
- Características comportamentais;
- Perfil profissional;
- Informações sobre a vida pessoal;
- Dores, problemas e dúvidas relacionadas ao seu produto ou serviço.

Definir a persona do seu negócio irá ajudá-lo a se identificar melhor com o seu público, garantindo uma melhor experiência entre o comprador e sua marca.

3. Funil de Vendas

Funil de vendas é o acompanhamento dos leads em todas as etapas necessárias para que ele se converta em um cliente. O funil de vendas possui 3 etapas:

- Topo do Funil: é o primeiro contato com o seu blog, site ou outro meio de comunicação. Nessa etapa, o objetivo é chamar a atenção do público com conteúdos interessantes, informativos e que gerem uma "dor" onde seu produto ou serviço ajude a solucionar nos próximos passos.
- Meio do Funil: nesse momento, a persona procura entender mais sobre o problema que até então ela não sabia que tinha. Aqui o conteúdo deve abranger de forma mais aprofundada na solução dessa dor. É um bom momento para a captura de leads com cadastros, por exemplo, oferecendo um e-book com dicas em troca de dados — como nome e contato.
- Fundo do Funil: aqui a persona já está certa de como gostaria de solucionar o problema. O conteúdo deve ser focado em como seu produto ou serviço é a solução. É hora de vender!

4. SEO

Sempre que precisamos de resposta para uma dúvida pesquisamos no Google, certo? Para procurar um bom profissional, um restaurante ou saber mais sobre determinado assunto, os mecanismos de busca já fazem parte do nosso dia a dia.

Nessa pesquisa, você já deve ter reparado que aparecem milhares de resultados e, obviamente, damos preferências para os que aparecem nas primeiras páginas. É aí que entra o SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca).

De maneira básica, podemos dizer que SEO é um conjunto de técnicas utilizadas para otimizar um site em ferramentas de buscas como Google, Yahoo ou Bing. Essa otimização acontece por meio de algumas estratégias como:

- Palavra-chave: fazer o uso de palavra-chave é um dos passos mais importante para alavancar seu conteúdo no resultado de buscas. Ela deve ser usada no título do conteúdo, na URL do site, no corpo do texto (de forma natural e não exagerada) e no alt text das fotos.
Link building: essa estratégia é utilizada para que o Google veja você como uma autoridade no assunto. Resumidamente, é conseguir que outros sites façam referência ao seu conteúdo através de hyperlinks.
- Conteúdo relevante: mais uma vez cito a importância de possuir um material de qualidade em sua página. O Google sempre fica de olho na originalidade, no tamanho e se o texto tem ligação com a palavra-chave.

Essas são apenas algumas das estratégias que o Marketing de Conteúdo pode te ajudar, mas se você começar por esse caminho, com certeza terá bons resultados!
Marketing de Conteúdo para Empresas
Published:

Owner

Marketing de Conteúdo para Empresas

Published:

Creative Fields