Tattu | Aplicativo de Tatuagem



Tattu

Desenvolvemos um projeto com base no conceito de Circuitos Flexíveis, e suas possíveis aplicações e usos futuros. Tratam-se de circuitos integrados em materiais “parecidos com pele”, possíveis de serem dobrados, torcidos e alongados, ainda voltando à sua forma original e sem perder sua funcionalidade.

Alguns desses circuitos servem como base para os “eletrônicos flexíveis”, que permitem que  telas não sejam mais rígidas e duras, podendo ser dobradas e mais maleáveis. Além disso, uma das pesquisadoras deste projeto tem como objetivo criar uma “pele artificial”, que não tenha apenas aparência de pele, mas também diversos sensores que permitam a sensação de tato. Esse propósito seria mais voltado para ajudar pessoas que perderam membros e possuem próteses, por exemplo, enviando as sensações recebidas pelos sensores diretamente ao sistema nervoso.

Caso tenha mais interesse, eu falo um pouco mais dos circuitos flexíveis nesse post: https://design-e-os-nossos-sentidos.tumblr.com/post/663836412914860032/stretchable-circuits-stanford-g1

Como essa tecnologia ainda está sendo desenvolvida e aprofundada, começamos a ampliar as possibilidades e acabamos fazendo uma mistura entre as propostas dos eletrônicos flexíveis e da pele artificial. É aí que o Tattu entra.

Tattu é um aplicativo que consiste em projetar tatuagens por meio dos circuitos flexíveis. A ideia é que esses circuitos possam ser aplicados como uma segunda camada de pele por cima do corpo, sem a perda das sensações externas, por conta dos sensores ligados ao sistema nervoso. Essa aplicação seria feita a parte, na área e nos locais desejados, com a possibilidade de serem removidos ou adicionados se necessário. As partes do corpo que possuírem essa camada podem ser usadas como telas não touch para transmitir as imagens desejadas através do aplicativo, de forma que pareçam tatuagens.
No app, é possível criar uma conta e personalizá-la, para escolher tatuagens de sua preferência e aplicá-las em seu corpo, podendo alterá-las a qualquer momento. No Tattu, o usuário insere as suas medidas corporais (ombro, busto, braço, antebraço, cintura, quadril, coxa e panturrilha, além de altura e peso) para possibilitar o mapeamento do seu corpo. Após feito o mapeamento, torna-se possível “transmitir” as tatuagens em qualquer parte do corpo que possua os circuitos aplicados.
São disponibilizadas algumas pastas com tatuagens sugeridas, mas o usuário pode criar suas próprias pastas e trazer imagens de outros locais, como da própria internet. É importante lembrar também que qualquer tipo de imagem pode ser transmitida, portanto, caso ela tenha um fundo indesejado, é preciso editá-la em outro programa. Fora isso, não é necessário que toda a área dos circuitos seja coberta de imagens. As áreas que não forem cobertas continuarão com aparência de pele, mesmo que não tenha nenhuma tatuagem sendo aplicada.
Ademais, é possível editar as figuras na seção Studio, onde o usuário pode redimensionar e cortar a arte, além de apagar áreas ou até repô-las com a ferramenta pincel. É também o local onde a pessoa decide o posicionamento e tamanho da arte em seu corpo com a referência do modelo 3D, simulando como a tatuagem ficaria. Por fim, há uma seção de conta onde é possível editar informações e preferências do aplicativo. 
Para demonstrar o esquema de abas do aplicativo, fizemos um GIF e um vídeo ilustrativo, com sons de clique para diferenciar o som da tecla de voltar e da home page do resto dos botões. E, para melhor entendimento, deixamos um fluxograma das principais ações que podem ser realizadas dentro do Tattu.
Abaixo, um vídeo da demonstração integral do protótipo:​​​​​​​


Obrigada pela visita!
Tattu | Aplicativo de Tatuagem
Published:

Tattu | Aplicativo de Tatuagem

Proposta de aplicativo a partir da tecnologia em desenvolvimento de "circuitos flexíveis". A ideia é poder alterar as suas tatuagens a partir do Read More

Published: