user's avatar
Branding & E-commerce // My K-Shirt // Fashion
Propósito do Negócio
1º Objetivo: Validar Conhecimento Trabalhando com design e marketing desde 2006, o principal desafio era entender as necessidades reais de donos de negócios e porque implementar uma idéia ou ação de marketing era sempre motivo de retração do empresário.

2º Objetivo: Transformar a Cultura de Camisetas para Fã Camiseta de show, além de básica, geralmente não envolve conceitos de moda.

Marca
A identidade da marca veio diretamente do seu propósito: transformar a cultura e ser parte da comunidade.
E dessa forma surgiu a logo que transforma e conecta os símbolos já existentes na bandeira da Coreia do Sul, assim como muda a forma de dizer minha camiseta com o característico K da onda Hallyu, chegando ao naming My K-Shirt.

2016
O começo do projeto foi em Outubro de 2015, com a criação de uma coleção conceito baseada em ídolos da música popular coreana inseridos em estampas full print com efeitos de fumaças em tons de cinza. Levamos 4 meses para desenvolver tudo e ter certeza que o produto final era algo único.
Liberamos o e-commerce no dia 07 de fevereiro de 2016 apenas com produtos conceito, sem estoque e sem qualquer investimento financeiro. A estratégia inicial começou dentro de grupos do Facebook que abordavam ou pertenciam a comunidade. Na sequência buscamos influenciadores que falavam exclusivamente de K-pop para criar parcerias.
Evento
​​​​​​​Baseado no pertencimento de comunidade, criamos em parceria com o maior portal de entretenimento e notícias de K-Pop, um evento destinado aos fãs da cultura coreana no Brasil. Inicialmente era para ser apenas um encontro, mas a promoção através das redes sociais foi muito forte e mais de 700 pessoas apareceram no dia.
Chegamos a primeira Black Friday sem experiência sobre esse evento, mas praticamos da melhor forma possível, com descontos verdadeiros e o resultado não poderia ser diferente, tivemos um faturamento 4x maior que a média dos meses iniciais.
2017
Com a The Wings Tour do BTS sendo o maior show até o momento no Brasil, apostamos completamente em uma coleção completa baseada nos conceitos de MV’s, e ainda criamos uma campanha com sorteio de 2 ingressos para clientes.
2º Evento
Aproveitando a ida ao show do BTS, criamos a segunda edição do evento Kpop Play, trazendo uma abordagem diferente com várias experiências.

Disponibilizamos 3 tipos de ingressos que davam acesso a brindes exclusivos para cada tier, fizemos uma programação diversificada com Random Play Dance, Apresentações de Artistas Brasileiros inspirados na Cultura Coreana, Bate papo com influencers e até Hipnose com Pyong Lee para os fãs verem seus artistas favoritos no palco.

Tivemos 1200 pessoas no dia, e com esse resultado expressivo, conseguimos uma parceria com o Instagram para lançar uma feature de Stories nacionalmente.
Mudança
Resolvemos nos mudar para Osasco com objetivo de nos aproximar da comunidade e dos eventos. Na mesma velocidade que conhecemos novos parceiros comerciais, também foi dificultando a produção estar ainda na cidade que surgimos, e toda a administração do negócio começou a exigir alguém com maior experiência.

Nosso posicionamento com o público e todo o trabalho criado para embalagens, experiência de produto e unboxing, gerou muito valor para a marca.
2018
Para melhorar as condições, decidimos vender 40% do negócio para 2 empresários que trariam essa skill de administração. Infelizmente, ambos não entenderam o tempo para executar o plano, e acabaram saindo sem cumprir o contrato, além de pegarem grande parte do estoque que impossibilitou a entrega de +400 pedidos de clientes. Essa foi a maior furada que nos metemos.
Com caixa zerado, estoque comprometido e clientes insatisfeitos, a marca perdeu credibilidade e nós quebramos. Fizemos uma paralização para reestruturar o negócio e pensar em uma solução que restaurasse nosso potencial.
2019
Durante o planejamento, Wesley identificou uma crescente no movimento de exposed, e criamos a estratégia de usar nossa maior ameaça de um exposed dos clientes como força através da transparência.

Fizemos nosso próprio exposed, informando tudo que havia acontecido com a sociedade temporária, e selando negociações com cada pessoa que havia sido prejudicada.

O resultado foi impressionante, pelo menos 80% dos clientes optaram em receber outro produto da loja no lugar, e apenas 20% pediram estorno, mas aceitarm aguardar o prazo proposto.

Em 6 meses concluímos o estorno e recuperamos a imagem da marca :)
2020
Quando tudo parecia estar estabilizando para um futuro promissor, a pandemia da Covid-19 chegou, paralisando o principal fator que influencia a compra: shows e eventos. Conseguimos manter a média de faturamento com a inclusão de artistas ilustradores em uma parceira de afiliados, trazendo o mesmo faturamento que antingimos na melhor fase de 2017.
2021
Dia da Mentira
Depois de tanta luta nos últimos 5 anos, começamos a sentir problemas relacionados a administração novamente, e fizemos uma ação para identificar o impacto de um possível fechamento do negócio. Um único post dizendo que a My K-Shirt iria fechar, que era primeiro de abril, mas isso poderia se tornar verdade; esse post gerou um salto de vendas, reforçando que possuímos uma comunidade forte e engajada.
Apesar do esforço, o forte do Studio se provou ser criatividade ao invés de administração. Fomos pegos por uma crise têxtil com falta de matéria-prima e aumento de custos sequênciais. Decidimos paralisar o projeto e reestruturar o modelo de negócio, porque afinal, os dois propósitos do começo da idéia foram alcançados e novos propósitos se fazem necessário nessa fase.
Resumo
Encerramos um ciclo de 5 anos, com um faturamento de quase 1 milhão de reais, onde saímos do zero, quebramos e recuperamos o negócio. Entramos em experiência e saímos com um know-how amplo sobre construir marca, atendimento ao cliente, relacionamento com influencers, desenvolver e produzir produto, logística e tecnologias para e-commerce.
OBRIGADO POR ACOMPANHAR :)
Branding & E-commerce // My K-Shirt // Fashion
1
32
0
Published:
user's avatar
Wesley Ribeiro

Branding & E-commerce // My K-Shirt // Fashion

1
32
0
Published: