Bruna Morais's profile

Remake ou reboot?

Remake ou reboot?
Afinal, o que é remake e o que é reboot? E principalmente, qual a diferença entre os dois?
O que é o remake?

A palavra remake significa refeito, em português. E sua definição não foge dessa literalidade.

Ou seja, fazer um remake é pegar alguma ideia que já foi executada previamente e refazê-la. Um exemplo recente é o filme It: A Coisa, de 2017, que é um remake do longa It: Uma obra-prima do medo, de 1990.

Não é uma regra que filmes remake façam alterações nos roteiros e narrativas. Porém, um dos principais motivos para que os remakes sejam feitos é atualizar aquela história com contextos mais atuais. Já que, para que o público consiga se envolver mais com a história do filme, é preciso que ele crie mais familiaridade e se identifique mais com o que é abordado.

Além, é claro, de modernizar as técnicas de cinema e os efeitos especiais que já não funcionam tão bem nos dias de hoje.

E o reboot?

De forma literal, reboot é traduzido como reinício. E é exatamente isso que ele significa.

O reboot recomeça todo o universo da história a ser contada. É uma nova versão totalmente diferente da anterior.
A principal característica do reboot é que ele desconsidera tudo o que foi feito até então na história e conta a narrativa de uma outra perspectiva. Por isso, os elencos são sempre renovados.

É muito comum vermos reboot nos universos dos super-heróis. Os três diferentes universos de Homem-Aranha - do Tobey Maguire, do Andrew Garfield e do mais recente Tom Holland - são um bom exemplo. Além dos infinitos Batman que já vimos no cinema.

Já a diferença entre eles...

É simples. Enquanto o remake é consistente com os eventos previamente estabelecidos, o reboot começar tudo do zero.



Bruna Morais J. F. (2021)
Remake ou reboot?
Published:

Owner

Remake ou reboot?

Published: