H&G Private House 
Single family house . 
2009 . 2015
Um terreno excepcionalmente diversificado permite, pelas plataformas existentes e pelariqueza em flora, promover um enquadramento romântico, com princípios ealinhamentos clássicos, que organizarão todo este espaço em torno da moradia,deixando a zona de arborização selvagem e mais intensiva, no seu aspecto maisprovidencial e natural possível.

O desnível entre a plataforma superior e inferior do terreno foi o principal motivo, a partir do qual foidefinida a implantação da moradia.

Não menos importantes, a orientação solar e vizinhança, obrigaram a voltá-la para Sul, abrindo-se para ojardim e laranjal a Sul.

O desnível proporciona umrecolhimento da zona de estar abrigado da intromissão visual, bem como tirar omaior proveito da vegetação que envolverá toda esta dimensão romântica, comvista para a floresta, a nascente.
Para a distribuição do programa previsto para a moradia separaram-se as funções sociais e privadas em dois corpos deslizantes sobre um eixo longitudinal, que permite evidenciar o vestíbulo como peça de ligação/distribuição das funções e serviços entre asalas e pisos de todo este conjunto edificado.

Numa envolvente de excepção e com suficiente privacidade proporcionada pela dimensão e afastamento à vizinhança, privilegiou-se a dimensão dos vãos, com o intuito de conviver com o terreno envolvente e colher o melhor impacte possível no que concerne ao aproveitamento da insolação controlada - recorrendo a palas de sombreamento balançadas sobre os respectivos planos de fachada.
Work in Progress
Single Family House V
Published: