Victor Hugo Vieira's profile

Blogpost para Creditas - Fintech

Entenda o seu Score: mitos e verdades sobre essa pontuação
Saiba tudo o que o seu Score tem a dizer sobre você e aprenda como melhorar sua vida financeira com algumas dicas super importantes.
Quando falamos em Score, automaticamente pensamos em dívidas, cartão de crédito, nome negativado e todos aqueles dramas da vida adulta. Mas você sabe exatamente o que é o famoso Score e para que ele serve? Aqui você vai descobrir exatamente como ele funciona e o que ele pode contar sobre você!

Afinal, o que é o Score e o que ele diz sobre mim?

Em poucas palavras, Score nada mais é do que uma pontuação de crédito, calculada de acordo com o seu histórico de pagamentos, dívidas, renda e movimentações em seu CPF. Ele vai de 0 até 1000 pontos e pode dizer aos bancos, credoras e instituições financeiras se você tem um perfil de “bom pagador” ou “mau pagador”. 
Para entender melhor sobre esse sistema e como ele classifica o cidadão no mercado de crédito, aqui está um belo resumo sobre o que cada faixa pode dizer sobre você:

De 0 a 300 pontos: alto risco de inadimplência;
De 300 a 700 pontos: risco médio de inadimplência;
De 700 a 1000 pontos: baixo risco de inadimplência.

Obs: a inadimplência, nesse caso, significa o risco de você não pagar suas contas em dia. Quanto maior o seu Score, melhor o seu histórico de pagamentos. Agora ficou mais claro, né?

É através de indicadores como o Score que você terá acesso a empréstimos com taxas mais altas ou mais baixas, por exemplo. Ou então um limite de cartão mais alto, uma opção de financiamento de carro ou imóvel com taxas mais favoráveis e diversas outras consequências positivas ou negativas que somente o seu histórico como consumidor poderá definir.  

Dessa forma, as suas relações com as contas que você tem a pagar definem a forma como as empresas e o mercado te enxergam. 


 

Como descobrir meu Score?

Esse termo se tornou bastante popular por conta do Serasa. Apesar disso, além do Serasa, outras empresas também utilizam esse sistema de classificação, são elas: SPC Brasil, Boa Vista SCPC e Quod.

Atualmente é muito simples descobrir sua pontuação de crédito. É só acessar o site do Serasa ou o site da Boa Vista e consultar gratuitamente o seu CPF. Para isso, basta criar um pequeno cadastro com seus dados pessoais e prontinho: seu Score estará a um click do seu mouse ou a um toque na tela do seu celular.


Um Score baixo significa que estou com o “nome sujo”?  

Uma dúvida muito comum costuma ser a relação entre uma pontuação baixa e o “nome sujo”. 

Quando você compra algo no cartão de crédito, financia algum bem ou pega algum empréstimo mas não consegue pagar as prestações por um certo tempo, seu CPF é negativado no sistema de crédito, ou seja, você fica marcado como “mau pagador”. Essa marcação no CPF faz com que a sua pontuação de Score diminua, e quanto mais tempo essa dívida fica em aberto, mais a sua pontuação cai. 

Mas atenção: nem sempre um Score abaixo da média significa que o seu nome está negativado! 
Isso pode acontecer por diversos motivos, mas a falta de atenção no momento de organizar seus pagamentos pode ser uma grande vilã nessa história. 

Por exemplo, você sabia que não basta apenas pagar suas contas? Sim, é isso mesmo. Suas contas, além de pagas, devem ter o pagamento registrado dentro do prazo correto e preferencialmente com alguns dias de antecedência. 

Pagar contas com atrasos de 3, 10, 20 dias ou mais podem diminuir drasticamente o seu Score com o passar do tempo, mas não necessariamente vão causar uma negativação no seu CPF. Dessa forma, é possível que você tenha uma baixa pontuação devido a pequenos atrasos que ocorrem com frequência, mas não tenha seu nome negativado “na praça”. 

A lição é: sempre pague suas contas em dia.

Se quiser entender melhor sobre isso, aqui nós demos 6 dicas valiosas para pagar suas contas em dia e organizar as finanças.



E como eu faço para aumentar minha pontuação?

Logo acima nós demos uma dica super importante sobre pagar suas contas e boletos em dia e como isso influencia no aumento ou diminuição do seu Score. De qualquer forma, sabemos que não há uma “receita de bolo” para aumentar sua pontuação de crédito, mas é possível criar hábitos financeiros que podem te ajudar com isso. 

Veja só algumas outras dicas super interessantes:

1. Utilize a ferramenta “Cadastro Positivo” do Serasa para monitorar seu histórico;
2. Planeje-se: evite dívidas desnecessárias a médio e longo prazo;
3. Se puder, cadastre suas contas no débito automático e evite atrasos;
4. Poupe seu dinheiro para emergências e contas inesperadas;
5. Evite parcelar todas as suas compras;
6. Não se cadastre em muitos sites de simulação, isso gera muitas consultas ao seu CPF.




Resumindo: qual é a importância do Score na vida financeira do brasileiro

Primeiro, vamos responder isso com uma outra pergunta: você sabia que suas relações com o mercado financeiro e seu histórico de pagamentos podem falar muito sobre um gigantesco número de pessoas? 

Isso acontece porque existem muitos brasileiros que se enquadram nas mesmas características sociais que você, ou seja, há muitos Andrés, Alines, Josés e Marias com características financeiras muito parecidas com as suas. 

Dessa forma, quando você e mais alguns Andrés ou Alines possuem um histórico de pagamentos muito parecido ou um Score muito semelhante, seja ele alto ou baixo, é possível entender a situação econômica de milhares e até milhões de outros brasileiros. Isso permite que o governo faça projeções para o futuro econômico do país e também permite que as pequenas, médias e grandes empresas se preparem para situações de aquecimento ou esfriamento da economia.

Um Score mais alto ou mais baixo entre uma determinada parcela da população consegue determinar, por exemplo, o poder de compra desse grupo de pessoas. E quando falamos em poder de compra, podemos entender se é um bom momento ou não para realizar investimentos nas indústrias, em bens e serviços, comércio, varejo, setor automobilístico e diversas outras camadas da economia. 

Interessante o que alguns pontos na tela do seu celular podem dizer sobre você, não é mesmo?


Agora nos conte, o que achou dessa publicação? Conseguimos te ajudar a entender melhor sobre o sistema de Score? Se tiver alguma dúvida, é só comentar aqui embaixo que vamos te ajudar com isso ;)   


Blogpost para Creditas - Fintech
Published:

Owner

Blogpost para Creditas - Fintech

Published: