Gerson Amaral's profile

complexo paineiras

complexo paineiras


equipe architectus  www.architectus.com.br
tais costa, bruno braga, gerson amaral, ricardo muratori e elton timbó
Uma natureza exuberante. Um hotel ligado à memória da cidade a ser requalificado.Um grande parque de estacionamento e transbordo. Esses três elementos tecem uma teia complexa de relações em alguns momentos antagônicas que compõe o problemaa ser resolvido pela proposta.

O grande número de vagas requerido pelo programa impõe a solução doestacionamento em mais de um nível. A imagem de uma grande quantidade deveículos distribuídos em meio ao verde do sítio no nosso entender reforçaria oconflito que essa função apresenta em relação ao entorno. Um gesto de arrogância diante do espetáculo natural a ser preservado. Buscamos uma soluçãode reverência e silêncio diante da natureza do local.  Imaginamos um edifício garagem de carátertectônico que além de abrigar os veículos sublinhasse os elementos naturais.Uma pedra, uma encosta, uma escarpa. Um suporte que se oferece à ação dasintempéries, que se deixa absorver, que aspira a comunhão com o entorno aindaque seja um engenho humano. Uma metáfora da grande rocha em meio ao verde.

Aexigüidade do terreno disponível nos levou a imaginar um estacionamento emrampa suave que culminasse com a área de parqueamento das vans. Dessa cota épossível acessar a via que escoa esses transportes sem que haja cruzamento comos veículos dentro da área de estacionamento. Esse nível também se estende na direção do hotel convidando a um passeiode pedestres passando por lojas e pavilhões de exposição induzindo a visitaçãoe a utilização dos serviços oferecidos tais como restaurantes convenções etc.Ali é possível visitar o pavilhão metálico que testemunha o desenho original dohotel dando acesso a um mirante com vista privilegiada. Abaixo disso há partedo programa requerido pelo centro de convenções. Adiante uma nova construção dálugar ao auditório e serve de acesso até a sede da fundação Chico Mendes.  
Aproposta de reabilitação do hotel paineiras partiu de uma análise daconformação do edifício existente tomando como critério a evolução construtivado mesmo e o julgamento estético e funcional de suas partes, sempre naperspectiva do novo uso que se propõe. Foram identificados, portanto, cincocategorias de valor:

1– elementos originais de valor arquitetônico e histórico/simbólico
2– elementos originais sem valor arquitetônico
3– acréscimos posteriores harmônicos ao edifício original
4– acréscimos posteriores desarmônicos ao edifício original
5– elemento de valor histórico/paisagístico peculiar

A definição dessas categorias foi fundamental para orientar o nível de alterações que seriam permitidas para requalificação do edifício, variando deste uma intervenção baseada no restauro criterioso dos elementos buscando a manutenção da condição original dos elementos arquitetônicos, até intervenção de total substituição para melhorias funcionais/estéticas. Para os elementos originais de valor arquitetônico e histórico/simbólico (Fachada principal do bloco original, hall de entrada e lobby) foi definido um projeto de restauro criterioso de suas características originais, recompondo elementos faltantes com base em um criterioso trabalho de prospecção e pesquisa.
complexo paineiras
Published:

complexo paineiras

complexo hotel paineiras

Published:

Creative Fields