#Letrou: Jogo Educativo para alfabetização



Jogo educativo para auxiliar na alfabetização de pessoas de meia-idade

Este projeto foi realizado na matéria de Design Social da Universidade Nove de Julho em 2020, ele analisa o cenário de analfabetismo entre pessoas de meia-idade e usa o Design a favor das mesmas, fazendo com que haja um interesse maior por parte delas em aprender de forma lúdica, acessível e de fácil entendimento. 

O projeto é a criação de um jogo educacional para facilitar a aprendizagem e a adequação de adultos de meia-idade em ambiente escolar de uma forma lúdica e divertida. Foi necessário pesquisar como funciona a alfabetização, qual os métodos do EJA, e também buscar entender melhor como funciona a rotina dessas pessoas, quais os pontos de interesse delas, e o que seria melhor para fazer a junção do jogo aos métodos já existentes de alfabetização para jovens e adultos. Além de identificar elementos do cotidiano de pessoas de meia-idade, além de buscar assuntos interessantes para eles na formação das perguntas para as atividades do jogo. Para isso, fizemos questionários com nosso público alvo, testes de UX e tivemos auxílio de uma pedagoga para realização desse projeto.  

Nosso projeto é destinado às pessoas nos níveis 1 e 2 de analfabetismo, que são aqueles que não conseguem ler frases e palavras simples, números e preços. E também o nível rudimentar, onde a pessoa consegue localizar informações em textos curtos, escrever e ler números e realizar algumas operações matemáticas simples.

​​​​​​​
#Letrou: Jogo Educativo para alfabetização
Published: