Mateus Araújo's profile

AYE | Identidade Visual

Illustrator
Branding





Experiência é a palavra que define toda a identidade criada para AYE. A cultura e a natureza se unem neste processo criativo, e a inspiração se dá nas particularidades destes dois mundos. A mais evidente está destacada na escolha da tabela cromática. Aqui, a vida ganha protagonismo, atribuindo nas cores, lembranças de recursos naturais encontrados no meio-ambiente: argila, areia, verde e madeira são os elementos que unidos compõem a paleta. Criar conexão é fundamental para identidade, e isto não se retringe apenas as cores: o uso de uma matéria-prima sustentável para compor o material institucional da empresa também é uma maneira de expandir essas conexões.

A papelaria tem como premissa a sustentabilidade, unindo design ao pensamento verde, com materiais biodegradáveis, como o papel semente, que após o uso, pode ser plantado, ao invés de ser descartado. O padrão abstrato criado para a marca é inspirado no design biomimético, que busca soluções sustentáveis na natureza, compreendendo a sua importância, sem simplesmente imitar as suas formas.










Buscando fazer um resgate cultural étnico, foi desenvolvida uma tipografia baseada no estilo de escrita usado por povos tradicionais, onde o diferencial delas para a nossa, está nos traços. Para favorecer estas características, tanto o logotipo quanto o símbolo foram criados para dar a impressão de terem sido feitos à mão, sem interferência de tecnologias. É uma marca que carrega uma esfera orgânica e natural, pensada para valorizar as formas presentes na natureza. As letras reproduzem o desenho irregular das nervuras das folhas, bem como o contorno dos caules.

O elemento simbólico une referências Iorubá ao contexto da biodiversidade. A forma circular faz menção a Terra (Aye), bem como o tabuleiro de Ifá Opon, o principal sistema de divinação pertencente a cultura africana. Somado a este conceito, o símbolo também conta com a representação da “luz maior” (o Sol) no horizonte, o qual nos proporciona toda a vida existente e a presença de recursos naturais na Terra.








Direção Artística/Design: Mateus Araújo
Projeto: Branding

instagram
#studiomateusaraujo

www.studiomateusaraujo.com.br
Design by Studio Mateus Araújo
© All rights reserved.





AYE | Identidade Visual
Published:

AYE | Identidade Visual

Aye (Terra, em Iorubá) é uma empresa que se propõe a trazer aos produtos oferecidos as sutilezas e técnicas de povos tradicionais. Os elementos p Read More

Published: