Dmeson Rodrigues's profile

Brasão de Bandeira Oficial: Verdejante - PE


Sobre Verdejante

O local onde hoje é a sede do município de Verdejante era a antiga fazenda Bezerros, situada a margem do riacho local, o Riacho Verde. Esta fazenda era de um descendente de portugueses, Cirilo Gomes de Sá, adquirida em meados do século XX. Cirilo descendia de importantes famílias da região do sertão pernambucano. Ele se casou com uma cearense, Matildes Tavares Muniz e tiveram vários filhos que se mantiveram residindo ali.

Um dia, o vigário que celebrava missas católicas na região, o Padre Manoel Firmino sugeriu a construção de uma capela. O local escolhido foi doado pelos senhores David Jacinto e seu cunhado Mariano Gomes de Sá, no dia 25 de dezembro de 1916.

Várias décadas depois, o novo município, agora com o nome Verdejante, foi criado pela lei nº 3.336 de 31 de dezembro de 1958. Todavia a sua instalação somente teve lugar em 25 de março de 1962, depois de acórdão proferido pelo Supremo tribunal. A comarca foi solenemente instalada em 3 de junho de 1962. 
O primeiro Juiz de Direito empossado uma ano depois, Dr. Cícero Cardoso Guedes Alcanforado, muito fez em prol do segmento e paz social da comarca. 
...


Concepção: Elementos do Brasão


O AGRICULTOR

"O nordestino é, antes de tudo, um forte."
(Os Sertões, Euclides da Cunha, 1984)

O sertanejo é representado por um agricultor, de olhos fechados em oração, pedindo por boa colheita. O mesmo segura em sua mão direita, uma muda de planta que representa a esperança de um povo batalhador e sofrido.
...



O VAQUEIRO

Um sertanejo forte e devoto, o vaqueiro faz sua prece de cabeça baixa e pede por proteção antes da pega de boi tradicional. A sua montaria é um Cavalo de Mourão castanho, raça originária da região nordeste.
...



O SERTÃO e o CAMPO ARADO

Localização geográfica do município de Verdejante no estado de Pernambuco, mas precisamente no sertão-central. 
O sol centrado, no alto do céu azul, simboliza a força e a energia de um povo e assim como na bandeira de Pernambuco, a cruz representa a fé na justiça e no entendimento. O solo arado simboliza colheita e prosperidade.


CANA DE AÇÚCAR & ALGODÃO

Com a segunda maior economia do nordeste, Pernambuco sempre teve força econômica nas áreas da agricultura e pecuária. A cana de açúcar e o algodão foram uma das culturas que mais se difundiram pelos municípios do estado, criando usinas e movimentando as economias locais.
...


Brasão & Bandeira

BASE INICIAL
Composição inicial do brasão para avaliação (rascunho)


BASE FINAL
Composição final, após avaliação e alterações

a



AGRADECIMENTO

GOVERNO MUNICIPAL DE VERDEJANTE - PE
     Site oficial: verdejante.pe.gov.br
     Facebook: Prefeitura de Verdejante
     Instagram: @prefeituradeverdejante



PROJETO POR



DMESON RODRIGUES​​​​​​​
Obrigado por apreciar!
Siga no Instagram e no Facebook



© 2021, São José do Belmonte, Pernambuco

Brasão de Bandeira Oficial: Verdejante - PE
Published:

Brasão de Bandeira Oficial: Verdejante - PE

Published: