Bruno Gomes's profileGaspar Bourbon's profile

A cor na comunicação de Conceitos

Proposta:
“A selecção de cores evoca respostas particulares no pensamento e sentimento do designer, cliente, consumidor e utilizador. A cor é por isso um elemento importante no DESIGN. A forma, a quantidade, o
padrão e a textura são também contributos fundamentais para o efeito global da mensagem.”
In Designing with colour
 
Esta proposta junta 3 ingredientes:
– Interpretação do Galo de Barcelos
– um dos temas do livro “Designing With Colour” (frio; quente; passivo; activo; feminino; masculino; natural; artificial; exclusivo; popular; individual; corporativo; tradicional; moderno; clássico, romântico; retrospectivo; futurístico)
– Texto: frase proveniente do livro “Designing With Colour”
Elabore uma composição visual com a interpretação do Galo de Barcelos através de um dos conceito
tratados no livro “Designing With Colour”, por forma a colocando em evidência a importância da
COR na comunicação efectiva da mensagem.
Inspiration Images
Method
Final Work
Com esta composição gráfica, pretendemos representar o futurístico nos tempos de hoje.
Tendo como ponto de partida o galo de Barcelos, conciliamos a sua silhueta com motivos e caraterísticas marcadamente futurísticas.
A figura do galo é distorcida e pretende ser representada a uma escala surreal, é feita com um entrelaçamento de fibras óticas que nos dão as cores mais caraterísticas do futurístico, amarelo, laranja e vermelho.
Estas cores utilizadas com gradientes misturam-se entre elas o que transmite uma sensação de movimento, como se o galo estivesse a ser transportado através da fibra ótica. Em certos pontos é aplicado brilho que representa a luz e salienta a figura do galo como motivo principal da composição.
A fibra ótica, neste caso, é transmitida por cabos que terminam em pontas metálicas visíveis, textura que nos submete também para outra caraterística do tema.
O fundo da composição, com tonalidades escuras verdes e azuis, significam o a atração pelo desconhecido que nos remetem para o espaço sideral, relacionando o tema com a ficção cientifica.
Em termos de padrões usamos padrões lineares conjugados com motivos como a simulação de circuitos eletrónicos e o sistema binário que fazem a associação ás novas tecnologias e que significam a linguagem informática que foi o suporte para a evolução da era digital.
O tipo de letra usado foi o Dodger Condensed, criado pelo Type Designer Dan Zadorozny, um tipo de letra geométrico, sem serifas e em caixa alta, também caraterístico do futurístico realçado pela luz branca fosforescente.
Escolhemos a frase IMAGINARY TASKS THAT NO HUMAN BEING AS YET EXPERIENCED FOR REAL precisamente por nos remeter para o imaginário do que poderemos fazer no futuro aproveitando a rápida evolução tecnológica e digital que acontece atualmente.
A cor na comunicação de Conceitos
Published:

A cor na comunicação de Conceitos

Partindo das caraterísticas principais do futurístico referidas no livro Designing with Colour de Susan Berry e Judy Martin, elaboramos uma compo Read More

Published: