erica maradona's profile

Viva Santo Antônio

“No que usamos, comemos, vestimos, na maneira como nos divertimos, há uma colaboração anônima, que vem de milênios.” Câmara Cascudo

Um pote grande de metal com a tampa um pouco difícil de abrir. Dentro dele grãos de arroz e... pão. Minha memória do pote de arroz da casa dos meus pais é essa. Pra mim é normal, tipo, em pote de arroz sempre tem pão dentro. Não lembro quando eu soube que era o pão bento de Santo Antônio, distribuído na igreja no dia 13, e que minha mãe, seguindo a tradição da minha avó, colocava no arroz pra não faltar alimento em casa.

Minha avó era devota de Santo Antônio. Há uns anos estive na Bahia passando o dia 13 na cidade dela e ajudei a organizar a novena, agora feita por minhas tias, na casa dela. Desse dia eu lembro de rir muito, cansar de amarrar sacos com pão pra distribuir e de ficar impressionada com a quantidade de comida feita pra geral comer depois das orações todas. O Recôncavo Baiano é conhecido, entre outras coisas, pelo sincretismo, sobretudo entre as religiões de matriz africana e o cristianismo. E é interessante essa lógica da devoção que passa também pela distribuição, abundância, celebração e pela festa. 

Viva Santo Antônio! Que não falte saúde, comida no prato, fé e festa. Para todesss!

Saúde que foge
Volta por outro caminho
Amor que se perde
Nasce outro no ninho

Maldade que vem e vai
Vira flor na alegria
Trezena de junho
É tempo sagrado
Na minha Bahia

Que seria de mim, meu Deus
Sem a fé em Antônio
Que seria de mim, meu Deus
Sem a fé em Antônio
Viva Santo Antônio
Published:

Viva Santo Antônio

Published:

Creative Fields