João Faissal's profileNeopop Imaginária's profile

Centralidade Periféricas — Periferias Centrais

Editorial
InDesign




BOOK DESIGN / EDITORIAL / TYPOGRAPHY


Centralidades Periféricas, Periferias Centrais

Esse livro é o resultado do V Seminário Internacional URBICENTROS, realizado em 2016 pela PRAC/UFPB, na cidade de João Pessoa. O evento tinha como foco o encontro e de reflexão entre os pesquisadores que, além da preservação do patrimônio dos centros históricos, abordam também as dimensões formais, materiais, sociais, e simbólicas desses espaços, contrapondo-se à espetacularização, higienização e gentrificação dos mesmos.

A escolha do Porto do Capim como lugar dos acontecimentos, desde as conferencias, até as Mesas Redondas, Oficinas, Saraus e vivências, foi a forma encontrada para chamar a atenção para a Comunidade Tradicional Ribeirinha, inserida na área de entorno do Centro Histórico Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que reside na área central há mais de setenta anos, e levar a público sua luta pela permanência no local e pela melhoria de suas moradias.

O livro reune relatos e artigos de estudantes, pesquisadores e professores, de diversos lugares do mundo, que vivenciaram durante os dias do evento, uma reflexão sobre direto à cidade, mobilidade, distopias urbanas e urbanismo, a partir de palestras, vivências, debates e workshops.

O design e o processo de impressão seguiram uma estética que propõe intervir no próprio fluxo de leitura, refletindo assim a estética desses espaços periféricos. O experimentalismo nas composições e paleta de cores, utilizando apenas dois Pantones na impressão, permitiu que o livro possuísse uma identidade própria.



Fotos de registro de Rafael Passos.




2019




Centralidade Periféricas — Periferias Centrais
Published:

Centralidade Periféricas — Periferias Centrais

Published: