Raissa dos Santos's profileVitória Facundo's profile

Projeto de Extensão - Mulheres do Brilho da Lua


O portal
A atividade de extensão realizada com a comunidade Brilho da Lua localizada no bairro do Pici teve como objetivo proporcionar um letramento digital com smartphones para o grupo de mulheres. As artesãs tinham o desejo de aprender a usar seus dispositivos para se tornarem independentes dos filhos e netos, e, dar mais visibilidade aos seus trabalhos nas redes sociais. O projeto é coordenado pela prof. Cátia Luzia e iniciou em 2017 em parceria com a disciplina de Educomunicação, ministrada também pela professora Cátia e a prof. Andrea Pinheiro. A nossa última participação no projeto foi em 2019.1.

QUEM PARTICIPOU DO PROJETO?

Os alunos
Depois de serem provocados pelas mulheres, os alunos da disciplina de Educomunicação de vários semestres diferentes elaboraram oficinas de letramento digital englobando os assuntos pedidos por elas. Durante 4 sábados no semestre, todos se reuniam para facilitar as oficinas ou para estar de par ou em trio com as senhoras para acompanhar as atividades. Também participavam voluntários do SMD e de outros cursos. 

As mulheres
As mulheres participantes - além dos dois homens que participaram - eram artesãs, donas de casa, e tinham entre 40 e 72 anos, algumas apresentavam dificuldade de leitura. Moradoras do bairro do Pici, em Fortaleza-CE com cerca de 42.000 habitantes e IDH-B de 0,21. Com pouca familiaridade com tecnologia mas com muita vontade de aprender se tornarem mais independentes. Cerca de 40 mulheres participaram durante o período de 2017.2 a 2019.1.

As oficinas
A duração das oficinas era de 2h cada uma, e envolvia prática e explicação de conceitos. Os temas eram definidos de acordo com as necessidades do grupo de mulheres e perpassou por ferramentas básicas como agenda, calculadora, alarme, realizar e desligar chamadas, ferramentas do Whatsapp e Facebook, fotografia de produtos e dicas de segurança e privacidade. Durante as oficinas, um aluno acompanhava  até duas participantes para auxiliar na realização das atividades. 

O QUÊ NOS TOCOU EM CADA OFICINA

Extensão da UFC
Sair dos muros da universidade, visitar a comunidade, utilizar de outros saberes para a realização dessa atividade. Tudo isso possibilitou a prática de extensão como ela deve ser feita pelos alunos e alunas, religando saberes da universidade e da comunidade.


Empatia
Preparar as oficinas exigiu uma empatia com as participantes, só assim foi possível adaptar a linguagem e a metodologia para facilitar o processo. A paciência ao ensinar e a gratidão das mulheres proporcionou uma reflexão sobre as práticas dos alunos e alunas em casa, com seus pais, avós, tios e tias.


Descoberta da universidade
Mesmo morando ao lado da universidade, nenhuma participante havia frequentado o espaço. Para elas, conhecer a UFC e aprender novas coisas lá dentro foi a descoberta de um novo mundo cheio de oportunidades.


Independência
A frase mais falada durante as oficinas foi "meu filho não tem paciência". Para elas, aprender a usar o Whatsapp, fazer uma ligação, configurar o alarme, fotografar eram grandes conquistas para sua autonomia.




Ao perceber que as mulheres anotavam os passos para utilizar uma função do celular, a turma de 2017.2, na qual fomos alunas, preparou uma cartilha com as principais funções utilizadas por elas. Como não conseguiríamos fazer um tutorial para cada modelo de smartphone e para cada Sistema Operacional, optamos por usar exemplos do modelo, versão e sistema mais comum entre elas. 


​​​​​​​


O projeto voa - Congressos Acadêmicos e a campanha de arrecadação

O projeto se mostrou tão satisfatório que resolvemos registrar em artigos científicos e submetê-los a alguns congressos. Aprovadas em 2, um em São Paulo (USP) e outro no Rio de Janeiro (FGV), precisávamos arrecadar dinheiro para podermos participar. Uma campanha de arrecadação foi planejada e muitas ações foram realizadas, como venda de brigadeiros, caixinhas de doações em lugares estratégicos, edições de bazar, vakinha online e divulgação em meios digitais. Tudo isso também nos provocou a criar conteúdos e peças gráficas, além de uma experiência de usuário para cada uma das ações. 

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROJETO



CRÉDITOS
Case: Raissa dos Santos e Vitória Facundo
Animações (capa e agradecimento): Láizla Lobo
Professoras orientadoras: Cátia Luzia e Andrea pinheiro
Alguns dos alunos tutores: Angelica Rodrigues, Antonio Rogério, Carolina Parente, Diêgo Barros, 
Elane Sousa, Felipe Almeida, Isa Sinara, Ivanda Melo, Ivani Carvalho, Kathleen Porto, Antonio Marcos, 
Gabriel Lopes, Guilherme Bastos, Guilherme Pedrosa, João Everton, Letícia Cavalcante, Levi Da Silva, 
Lucas Farias, Lucas Monteiro, Lucas Rocha, Mateus Lima, Mateus Pinheiro, Matheus Magalhaes, Michele Melo, 
Natanael Ferreira, Paulo Cézar, Raissa Dos Santos, Renan Coelho, Renata Maria, Rister Saulo, Rodrigo Lopes, 
Walisson Lopes, William Ribeiro, Vitória Facundo
Fotos: Rister Saulo, Vitória Facundo, Lucas Monteiro, Andrea Pinheiro
Vídeo: Ivanda Melo

Projeto de Extensão - Mulheres do Brilho da Lua
Published:

Project Made For

Projeto de Extensão - Mulheres do Brilho da Lua

A atividade de extensão realizada com a comunidade Brilho da Lua localizada no bairro do Pici teve como objetivo proporcionar um letramento digit Read More

Published: