Fernanda Casas's profileAna Couto's profile

Ultragaz




DESAFIO

Com mais de 80 anos de história e liderança em distribuição de GLP no Brasil, a Ultragaz precisava de uma evolução.
Fomos da revitalização da Marca a todos os equities visuais e verbais e seus pontos de contato.
Esses foram alguns dos desafios do projeto:
Potencializar a Marca Ultragaz, respeitando sua história de 83 anos, porém ressignificando sua proposta de valor.
Aumentar a percepção de valor da Marca em todo o território brasileiro.
Organizar a oferta de produtos e serviços com objetivo de criar maior sinergia e facilitar a comunicação com o consumidor.
Expandir a oferta de serviço digital baseada em inteligência de dados, garantindo boa relação tanto com o consumidor,
quanto com a revenda.
Direcionar a expansão de portfólio de soluções de GLP no mercado a granel, tangibilizando o Propósito.
Estabelecer territórios de atuação da Marca a fim de garantir consistência e diferenciação frente aos players do mercado.
Construir força de Marca a partir de uma única narrativa, para engajar e criar conexão emocional com seus públicos.






ESTRATÉGIA

Todo o processo foi conduzido de forma cocriativa com o time executivo da Ultragaz. Mão na massa. Todos na mesma sala (virtual), discutindo e lapidando a estratégia, construindo um único caminho. Desde o início do diagnóstico, entendemos que a Ultragaz tinha equities importantes a serem levados em conta para o projeto. A cor azul, o botijão, o caminhão e a música são alguns exemplos da força desta Marca pelo Brasil. Para desenhar a estratégia, conversamos com executivos, clientes finais, clientes empresariais e revendedores. Essa investigação, uma das maiores pesquisas realizadas na história da empresa, nos trouxe conclusões que embasaram a construção: uma Marca forte, confiável e conhecida, que tinha a capilaridade como grande diferencial, mas com a oportunidade de se consolidar como uma Marca de energia que conversa bem tanto com consumidor final quanto clientes empresariais e revendas. Também ficou evidente a importância das revendas como parceiras estratégicas para construir a proximidade desejada com o consumidor final: elas são as extensões onde a Marca não consegue chegar.
Para apoiar toda a construção, limpamos e organizamos o portfólio, colocando soluções em energia como fio condutor da oferta. Além disso, unificamos as submarcas, orientadas a construir valor para a Ultragaz como um todo. Partindo do propósito já construído e consolidado internamente, “Usar a nossa energia para mudar a vida das pessoas”, e da força de sua capilaridade, construímos uma Marca com uma personalidade moderna, humana e inovadora para a Ultragaz dar seu próximo passo, ampliando o foco do gás para a energia. Para isso, construímos diretrizes de experiência que fortalecem uma jornada memorável tanto para o cliente B2B como para o consumidor final e revendedores, reforçando atributos de inovação, proximidade, conveniência e praticidade. Todos esses aspectos são traduzidos no novo discurso de posicionamento,
que ressalta a história de relevância da Ultragaz na vida dos brasileiros e sua capacidade de evoluir, sintetizando seu novo momento com o tagline “somando energias”.







CRIAÇÃO

Para a Marca e sua identidade visual, o principal objetivo era construir a empresa de energia com atributos de modernidade e humana, sem perder equities importantes, como a cor azul. Com a tipografia de caixa baixa, trazemos a proximidade, junto com traços de personalidade que tornam a Marca moderna e diferenciada no mercado. As ondas que partem da letra G simbolizam a transição para matriz energética e inspiram potência e fluidez ao mesmo tempo. A paleta de cor preserva a história de Ultragaz, trazendo o azul como cor predominante, e novos tons de ciano e verde reforça sustentabilidade e novas energias. A forma do U como recurso do universo reforça o nome Ultragaz. Quando usada como pattern, traduz a presença e capilaridade da marca. Quando usada sozinha, pode ser um recurso de acolhimento, destaque, máscara ou grafismo.
O Universo Verbal definido dá consistência à nova personalidade da Marca, com tons de voz que enfatizam praticidade, entusiasmo, otimismo e proximidade. Com sua forma de falar, a Ultragaz cria conexão e confiança, apresenta soluções e se coloca como aberta, usando termos familiares e destacando que tudo se faz no coletivo.





Ultragaz
Published:

Ultragaz

Marca e Universo visual para Ultragaz

Published: