AMANDA GARCIA's profile

ALIENÍGENAS, A VISITA 14/02/2021

MATÉRIA DE CAPA
ALIENÍGENAS, A VISITA
14/02/2021
VT SARA SEAGERS
 
POR QUE ESTAMOS AQUI? UMA PESQUISADORA DEDICA SUA VIDA A ESTUDAR A ATMOSFERA DE EXOPLANETAS EM BUSCA DE VIDA FORA DA TERRA.
 
OFF
 
A ASTROFÍSICA E CIENTISTA PLANETÁRIA, SARA SEAGERS, TRABALHA HÁ QUINZE ANOS NO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE MASSACHUSETTS EM BUSCA DE VIDA EXTRATERRESTRE. NÃO DE CRIATURAS VERDES HUMANÓIDES, COMO APARECEM NOS FILMES, MAS SINAIS DE VIDA EM PLANETAS QUE ORBITAM ESTRELAS ALÉM DO SOL.

NAS PALAVRAS DE SEAGERS, QUANDO OLHAMOS PARA O CÉU À NOITE, VEMOS CENTENAS, ATÉ MILHARES DE ESTRELAS, DEPENDENDO DO NÍVEL DE ESCURIDÃO. E, SE A VIA LÁCTEA ABRIGA BILHÕES DE ESTRELAS E O UNIVERSO CENTENAS DE BILHÕES DE GALÁXIAS, ENTÃO A PROBABILIDADE DE ENCONTRARMOS VIDA FORA DA TERRA É GRANDE E DESAFIADORA.

MAS A PROCURA POR UM PLANETA HABITÁVEL, COM OCEANOS, CONTINENTES E AR PURO, ESTÁ LONGE DE CHEGAR AO FIM. PEQUENOS E OFUSCADOS PELA LUZ DE SUAS ESTRELAS, ESSES PLANETAS SÃO OS MENORES PONTOS DE LUZ DO UNIVERSO.

NO MIT, SEAGERS E UM TIME DE PESQUISADORES TRABALHAM NA CONSTRUÇÃO DE SATÉLITES PODEROSOS E NO MAPEAMENTO DE GASES, ALÉM DO OXIGÊNIO, PRESENTES NAS ATMOSFERAS DOS PLANETAS, QUE INDIQUEM A POSSIBILIDADE DE VIDA. 

NO LABORATÓRIO DE PROPULSÃO DA NASA, NA CALIFÓRNIA, A ASTROFÍSICA DESENVOLVE OUTRO PROJETO: A STARSHADE. UMA TELA GIGANTE QUE TEM COMO OBJETIVO BLOQUEAR OS RAIOS DE LUZ DAS ESTRELAS, QUE IMPEDEM A VISIBILIDADE DOS PLANETAS QUE A ORBITAM. COM DEZENAS DE METROS DE DIÂMETROS E A CAPACIDADE DE DOBRAR COMO UM ORIGAMI.

PARA A PESQUISADORA, A BUSCA POR PLANETAS COMO A TERRA PODERÁ AJUDAR A RESPONDER ALGUMAS DAS QUESTÕES MAIS MISTERIOSAS, QUE ACOMPANHAM A HUMANIDADE HÁ SÉCULOS: POR QUE ESTAMOS AQUI? POR QUE NOSSO UNIVERSO EXISTE? COMO A TERRA SE FORMOU E EVOLUIU? NÓS ESTAMOS SOZINHOS?
 
ALIENÍGENAS, A VISITA 14/02/2021
Published:

ALIENÍGENAS, A VISITA 14/02/2021

Será que o planeta Terra já recebeu a visita de seres extraterrestres? Estariam eles nos observando em segredo já há muito tempo? Para um grupo d Read More

Published:

Creative Fields