Dayara Lobo's profile

Você já conhece Luedji Luna?

Você já conhece Luedji Luna?

Luedji luna é uma cantora e compositora baiana. “Nascida no Cabula, criada em Brotas e morando em São Paulo” como a mesma responde quando a perguntam de onde é, como quem quer deixar claro por onde deixou seus rastros, aprendizados e experiências.

 “Quando a vida não proporciona a necessidade de mudanças e andanças, os seres que foram picados pelo mosquitinho das artes se encarregam de externar essa inquietude que é peculiar à todos os artistas. Essa raça de infectados – da qual faço parte – adora andar por aí, experimentando, conhecendo, sentindo”. Luedji tem todo um jeito de rainha africana, não somente pela sua cor, mas pela sua originalidade, voz e interpretação de quem chega sem deixar dúvidas da sua presença.

Com uma ponta de Jazz e MPB, ela iniciou sua carreira em música na Escola baiana de Canto Popular da Prof. Ana Paula Albuquerque, se fez presente da oficina “Alimacanta” de abordagem holística ao canto que reúnem técnicas acadêmicas com elementos de Chi Kung e Yoga. Logo após se tornou membro do Bando Cumatê, coletivo que visa difundir as manifestações artísticas tradicionais da cultura brasileira.

Em 2011 começou a se apresentar em recitais nos maiores palcos da capital baiana e a cantar em bairros boêmios como o Rio Vermelho, e dois anos depois venceu a etapa regional do Festival da Canção Francesa.

Foi membro do grupo “Uns Zanzoutros”, uma das bandas participantes do Tributo aos Novos baianos, um show que reuniu nomes como Cícero, A Banda mais bonita da cidade, Diogo Poças, Thamires Thanouss, Larissa Back, dentre outros artistas dessa nova geração.

Em 2014 em curta temporada no sudeste do país (Rio de Janeiro/ São Paulo) participou do Sarau Preto, um evento organizado por Mombaça Momba, cantor e compositor carioca, parceiro de artistas como Mart’nália, o projeto visa o encontro de compositores e poetas afro-brasileiros, com o objetivo primeiro em destacar, exaltar e revelar a produção litero-musical de compositores negros. Nessa mesma oportunidade, ainda no Rio de Janeiro, Luedji abre o show do canto autora Teka Baluthy e suas convidadas Késia Estácio e Juliana Diniz, no projeto “Foco MPB”.

Destaque, na minha singela opinião, para a música “Acalanto”, que parece uma noite de sábado estrelada. Tudo que eu consigo é pensar “que voz” e posso sentir todos os instrumentos batendo em meu coração harmoniosamente. Outra canção que me chamou muito atenção foi “Asas”. Sua música é revolução, é visão, é transcender, é representar, é florescer cultura em cada timbre. Atualmente estou morando fora de Salvador, mas a sua música me faz lembrar do mar da Bahia, o sol e o cheiro da minha querida terra natal. Eu agradeço a experiência incrível que esse artigo me proporcionou e com certeza continuarei ouvindo as melodias dessa mulher, negra, linda e icônica. Em tempos de empoderamento a Luedji presenteia a todos com seu talento, indico para todas idades e gostos.

“Vento vem me trazer boas novas
Que eu sempre esperei ouvir
 Vento vem me contar os segredos
De chuva, raio e trovão
 Vento que me venta da cabeça aos pés
E eu me rendo
Vento que me leva onde quero ir
E onde não quero (...)” – Asas (LUNA, Luedji)

Você já conhece Luedji Luna?
Published:

Você já conhece Luedji Luna?

Published:

Creative Fields